21/10/2019 às 14:28, atualizado em 22/10/2019 às 10:12

Abertura do 1º seminário do Programa Criança Feliz Brasiliense

Primeira-dama Mayara Noronha é madrinha do projeto

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Por volta de 200 pessoas participaram da abertura do I Seminário de Primeira Infância do Programa Criança Feliz Brasiliense, na manhã desta segunda-feira (21/10), no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Setor de Embaixadas Norte.

Madrinha do projeto, a primeira-dama Mayara Noronha destacou a importância da implementação de políticas públicas que garantam o estímulo e o desenvolvimento das crianças na primeira infância. O público-alvo do programa são famílias cadastradas no Bolsa Família.

O evento de abertura faz parte do plano de ação do Programa Criança Feliz Brasiliense promovido pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância da Governadoria.

O intuito é difundir ações integradas da primeira infância junto aos integrantes do sistema de Justiça, Saúde, Mulher, Assistência Social, Educação, Cultura e Esporte. Concorrendo com 400 outros programas no mundo todo, ele foi vencedor do Wise Awards 2019 – um dos maiores programas em Educação mundial.

Segundo Mayara, o programa é destinado às famílias em extrema vulnerabilidade social e tem o objetivo de estimular a primeira infância. “Essas famílias precisam de um norte”, resumiu, referindo-se às questões jurídicas e sociais que são aplicadas no âmbito do programa.

Edital
Mayara adiantou que, ainda neste mês, será lançado o edital Região Administrativa Amiga da Primeira Infância, que visa premiar regiões que se destacam na implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao desenvolvimento na primeira infância.

Representando o ministro Osmar Terra, o secretário Especial de Desenvolvimento Social, ministro da Cidadania em Exercício, Lelo Coimbra, fez uma apresentação didática sobre a importância dos primeiros mil dias da criança. “A fase do estímulo é fundamental”, pontuou. Também falou sobre o desafio de desenvolver o programa no DF. Em seis meses, no país, mais de 2.600 municípios se inscreveram no programa e quase 800 mil são beneficiários. Ainda segundo o ministro, cerca de 23 mil pessoas atuam diretamente no programa.

Participaram da abertura os secretários Osnei Okumoto (Saúde); Gustavo Rocha (Justiça e Cidadania); Ricardo Guterres (Desenvolvimento Social); Éricka Filippelli (Mulher) a vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, deputada federal Paula Belmonte; a presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância do DF, deputada distrital, Júlia Lucy; a coordenadora da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da Representação da OPAS/OMS no Brasil, Haydée Padilla; o presidente do Iges/DF, Francisco Araújo, entre outros convidados.

Programação

Nesta segunda-feira, o I Seminário de Primeira Infância do Programa Criança Feliz, no DF, abrigará mesas redondas, que tratarão de assuntos variados, como os avanços no Legislativo e Judiciário das políticas públicas de primeira infância e de programas de primeira infância; planos pela primeira infância, monitoramento e avaliação.

Já na terça-feira (22/10), os temas abordados serão Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura no contexto do Programa Criança Feliz Brasiliense. O evento é aberto ao público, previamente inscrito.