21/10/2019 às 11:47, atualizado em 21/10/2019 às 11:48

Dentista da Secretaria de Saúde atende crianças de escola no Recanto das Emas

Ação beneficia 150 meninos e meninas de seis meses a seis anos de idade que, na maioria, não faziam higiene bucal de maneira adequada

Por Agência Brasília *

Profissionais ensinam as boas práticas de escovação às crianças de colégio no Recanto das Emas. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Quando a odontóloga Érica Porto chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, no Recanto das Emas, logo buscou escolas da área de atuação da sua Equipe de Saúde da Família, na quadra 406. Na Escola Cepi Quero-Quero, Érica encontrou cerca de 150 crianças com idade entre seis meses e seis anos que, na maioria, não realizavam a higiene bucal de maneira adequada e isso já apresentava consequências.

“Tivemos o caso de uma criança de dois anos que não comia porque os dentes doíam. Fiz uma avaliação na escola e pedi que os pais a levassem à UBS, onde pude tratá-los e orientar os responsáveis para os cuidados relacionados às cáries.  Depois disso, a criança mudou o comportamento, já não está mais tão chorosa, come a merenda que antes recusava e está interagindo mais com os colegas”, relata a dentista.

Entre as crianças que frequentam a escola estão aquelas que moram em uma área de invasão e que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade. São esses alunos que Érica identificou com maiores problemas e busca formas de estimular o cuidado e a prevenção.

“Nosso objetivo é a promoção da saúde e evitar que os pequenos necessitem do tratamento curativo. Até julho deste ano, eu e duas técnicas de saúde bucal estivemos todas as segundas-feiras, pela manhã, na escola. Começamos com os mais velhos, que já conseguem escovar os dentes sozinhos. No segundo semestre, as visitas passaram a ser quinzenais e o trabalho mais voltado aos menores, com orientações às professoras e também aos pais”, esclarece a odontóloga.

Hábito
Érica conta, ainda, que com esse trabalho na escola, as crianças estão perdendo o medo de ir ao dentista. Além de educar e orientar, a profissional também realiza exames clínicos, fazendo o encaminhamento para que os pais levem os filhos à UBS, quando necessário.

“Nós levamos e distribuímos kits com pasta, escova e fio dental, um para levar para casa e outro para ficar na creche. Os kits dos bebês, nós pedimos às professoras que entreguem e passem as instruções aos pais. Eles precisam saber que a criança deve escovar os dentes desde bebê”, ensina. A dentista conta que muitas famílias moram em barracos e não têm condições de comprar pasta e escova de dentes.

Outra forma de estimular o hábito da escovação é fazer as crianças verem os adultos escovando os dentes. Essa orientação também é repassada aos pais, recomendando que eles criem esse hábito em casa, sempre após as refeições, visando à melhoria da saúde bucal de toda a família.

Saúde na escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial das secretarias de Saúde e da Educação. Nele, as estratégias de Saúde e de Educação estão voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino.

A atuação dos profissionais da Saúde nas escolas no Distrito Federal geralmente é realizada pela Equipe de Saúde da Família de referência de cada área.

*Com informações da Secretaria de Saúde