25/10/2019 às 14:23, atualizado em 25/10/2019 às 14:24

Cuidado ao dirigir no período de chuvas

Asfalto molhado, baixa visibilidade e excesso de velocidade: essa combinação aumenta e muito os riscos de acidentes. Confira as dicas para se dar bem

Por Agência Brasília *

O alerta nunca é demais: neste período de chuvas. os motoristas devem redobrar a atenção ao dirigir pelas vias do Distrito Federal. A combinação de asfalto molhado, a baixa visibilidade, as poças d’água – e até a insegurança de muitos condutores – aumentam o risco de acidentes de trânsito. 

Segundo as orientações do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o condutor deve tomar muito cuidado – como reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. 

 

 O Detran-DF ainda alerta que ao atravessar poças, o motorista deve manter a aceleração contínua, em primeira marcha. E no caso de locais muito alagados, é recomendado deixar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo, que torna o veículo mais visível, e é imprescindível o uso da seta para indicar a mudança de direção.


Semáforos intermitentes

No período de chuvas os equipamentos semafóricos podem sofrer algum tipo de pane no funcionamento –  principalmente quando há queda de energia. O Detran-DF monitora os equipamentos, mas também orienta a população a informar quais semáforos apresentam problemas. Para isso, basta ligar para o telefone 3244.5122, número que consta nos semáforos das vias urbanas. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.


* Com informações do Detran-DF