25/10/2019 às 12:18

Embaixadora da Jamaica recebe estudantes

Visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas, coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais

Por Agência Brasília *

A embaixadora da Jamaica, Sarah Joyce Miller (à direita), se divertiu com o grupo: “É muito bom ver que os estudantes de Brasília estão dispostos a conhecer nossa cultura” | Foto: SRI / Divulgação

Mais uma visita de intercâmbio entre estudantes e diplomatas foi realizada nesta semana. Na manhã de quinta-feira (24), alunos do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte foram recebidos pela embaixadora da Jamaica, Sharon Joyce Miller, para um dia de imersão cultural.

A visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), iniciativa do GDF coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) com apoio da Secretaria de Educação (SEE) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). “É muito bom ver que os estudantes de Brasília estão dispostos a conhecer nossa cultura”, declarou a embaixadora.

Vídeos e degustação

Os participantes assistiram a vídeos sobre o país, foram convidados a dançar e cantar músicas dos ritmos tradicionais – reggae, ska, quadrille, kumina – e degustaram pratos típicos. Conhecida por misturar inúmeros temperos e especiarias, a gastronomia jamaicana apresenta cardápios de raízes africanas e inglesas.

A Jamaica, que tem regime de monarquia constitucional, integra a Comunidade Britânica. Esse foi um dos temas das explanações apresentadas durante a visita. A história, geografia, política e turismo ficaram por conta de apresentações expositivas, acompanhadas de entregas de bandeirinhas do país.

Chamou a atenção o lema do país, Out of many one people (dentre muitos, um povo), que reforça o espírito jamaicano de abraçar outras culturas e integrar a diversidade. A Jamaica atrai milhares de visitantes e é considerado um dos principais destinos turísticos do Caribe, o que ajudou a atrair ao país, nos últimos anos, maior investimento em infraestrutura.

Relações com o Brasil

Em 2018, o comércio bilateral entre Brasil e Jamaica totalizou US$ 74,58 milhões. A importância do relacionamento entre os dois países também se reflete na agenda de visitas de alto nível e nos diversos temas da comunidade internacional, com destaque para a Comissão Mista Brasil-Jamaica.

Essa foi a 67ª visita do Pepa, sendo a Jamaica a 62ª representação diplomática participante do programa. Também acompanharam os estudantes a secretária-adjunta de Relações Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim, e a coordenadora da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação (SE), Mirian do Carmo Silva.

 

* Com informações da SRI