25/10/2019 às 08:00, atualizado em 11/04/2024 às 16:17

Inscrições de novos alunos na rede pública são prorrogadas

Até o momento, a Secretaria de Educação já recebeu quase 34 mil matrículas. Mesmo assim, processo (apenas pela internet) agora vai até terça (29)

Por Agência Brasília *

Estudantes interessados em ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal terão mais alguns dias para realizar as inscrições, que seguem, apenas pela internet, até a próxima terça-feira, 29 de outubro. A prorrogação do prazo, que terminaria nesta quinta-feira (24), é para compensar o adiamento do começo das inscrições, que ocorreu em setembro.

Clique aqui e faça sua inscrição. Antes, tire todas as suas dúvidas sobre as matrículas aqui.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Até o momento, cerca de 34 mil novos estudantes já realizaram a inscrição, tanto pela internet quanto pela Central 156. O período de inscrição é apenas para novos estudantes, que ainda não estão matriculados em escolas públicas. A Secretaria de Educação ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, porque  isso não será considerado e não irá garantir vaga. 

Para realizar a inscrição para a matrícula, o interessado precisará ter em mãos o CPF do estudante e o CEP da residência em que mora ou do trabalho dos pais ou do responsável legal. 

Com o total de novos inscritos na rede pública para 2020, a Secretaria de Educação realiza o cruzamento das vagas disponíveis na rede com as solicitadas e aloca os novos estudantes em unidades o mais próximo possível do endereço informado no momento da inscrição.

Esse período é importante para que a SEEDF faça o planejamento do ano letivo de 2020, visto que todos os estudantes que procuram a rede, a partir dos 4 anos, devem ser matriculados. 

Dessa forma, caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, ele corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas são disponibilizadas.

Resultado e efetivação
O resultado das inscrições para novas matrículas está previsto para ser divulgado no dia 19 de dezembro, no site da SEEDF. Já a efetivação da matrícula deve ser realizada em janeiro de 2020, na escola em que o interessado foi contemplado. As vagas remanescentes devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

Jovens e adultos
Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e agora querem  finalizar os estudos, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, tanto pela internet quanto pela Central 156, terão início nesta sexta-feira, 25 de outubro, e seguirão até o dia 1º de novembro. 

Todas as regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

* Com informações da Secretaria de Educação