25/10/2019 às 18:09

Plano operacional para Copa do Mundo Sub 17

Jogos da 18ª edição do evento acontecem no estádio Bezerrão, no Gama. Forças de segurança e órgãos de governo atuarão de forma integrada

Por Agência Brasília *

Após reuniões com as forças de segurança e outros órgãos de governo, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) elaborou plano operacional para a Copa do Mundo Fifa Sub 17/2019, com início neste sábado (26/10) e encerramento em 17 de novembro.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Defesa Civil, do DF Legal, da Vara da Infância, da Secretaria de Mobilidade, entre outras agências, atuarão em conjunto a partir do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

As diretrizes do plano foram consolidadas com base no Plano Distrital de Segurança Pública, que reúne medidas a serem implementadas pelas autoridades e organizações em eventos desta magnitude no DF.  O objetivo é prever implicações antes, durante e após os eventos, para garantir a realização pacífica e segura. Estão previstas 18 partidas da Copa para o Distrito Federal, incluindo as de abertura e fechamento. Os estados do Espirito Santo e de Goiás também receberão jogos.

Na avaliação do subsecretário de Operações Integradas da SSP/DF, coronel Carlos André da Silva, a atuação dos órgãos de segurança nas Copas da Confederação e do Mundo mostrou a capacidade do DF em receber grandes eventos. “Realizamos diversas reuniões com vários órgãos regionais e nacionais, além dos representantes da Fifa, e, mesmo tendo cerca de quatro meses para elaborar o planejamento, tenho certeza que mais uma vez o DF será referência para outros estados”, argumenta. 

Os principais pontos de atuação das forças de segurança serão os hotéis onde as delegações estão hospedadas, o Aeroporto Internacional Presidente Jucelino Kubitschek, os Centros de Treinamento (CTs), pontos turísticos, além do estádio onde serão realizadas as partidas, o Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão). Serão feitas vistorias preventivas, diárias, nestas áreas e imediações. As câmeras de vídeo do Ciob serão utilizadas para monitorar os locais de treinos, jogos e rodovias por onde passarão as comitivas. A tecnologia possibilita uma resposta rápida dos órgãos em caso de possíveis imprevistos.

Trabalho integrado

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) terá policiamento em todos os jogos para garantir acesso seguro aos torcedores. Equipes serão posicionadas nos pontos de circulação de público e das delegações estrangeiras.

A Cidade Policial, ponto de referência para a distribuição do policiamento, será montada nas proximidades do Bezerrão. “Estaremos envolvidos em cerca de 90% das ações de segurança e vamos atuar com cerca de mil policiais durante toda a competição”, destacou o tenente-coronel Wesley Santos, chefe da Seção Operacional da PMDF.

Com o apoio da PRF, as delegações, equipes de arbitragem e autoridades terão escolta nos trajetos para treinamento e jogos. O Esquadrão de Bombas, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) farão varreduras periódicas nestes locais. A Rotam fará patrulhamento nos arredores do estádio, dos hotéis e dos CTs.

Os plantões da 14ª, 20ª e 5ª Delegacias de Polícia Civil, localizadas no Gama e na região central de Brasília serão reforçadas. A 14ª DP fica a cerca de 600 metros do estádio e será a referência para possíveis registros de ocorrências relacionadas à competição. Além das delegacias de área, as especializadas Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), a Coordenação de Roubos e Furtos (Corf), a Delegacia da Mulher (Deam) e a Divisão de Operações Especiais (DOE), estarão de sobreaviso.

As estruturas do local do jogo e de treinamento foram analisadas previamente por equipes técnicas do Corpo de Bombeiros do DF e da Defesa Civil, vinculados à SSP/DF. Os órgãos vistoriaram saídas de emergências, extintores de incêndio, segurança das instalações, entre outras possíveis situações de risco.

A unidade do CBMDF do Gama, o 16º GBM, fica a poucos metros do estádio. O efetivo de plantão da unidade será reforçado durante as partidas. Serão empenhados 48 militares e sete viaturas de resgate e emergência por dia de jogo. Outros 17 militares e três viaturas do 1º GBM, que atende a área central, estarão de prontidão das 7h às 23h para dar suporte às delegações nos hotéis.

Trânsito

Para garantir a travessia segura dos torcedores nos dias dos jogos, as faixas de pedestres nas imediações do estádio serão sinalizadas pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran). As vias entre o Bezerrão e o Shopping do Gama serão bloqueadas para o trânsito de veículos três horas antes das partidas e permanecerão por até duas horas depois do término. Só terão acesso os ônibus das delegações, viaturas e veículos credenciados (ver mapa).

Devido ao fechamento do estacionamento próximo ao estádio durante os jogos, o Detran recomenda aos motoristas que utilizem como alternativa o Fórum do Gama, o Shopping e a Uniceplac (antiga Faciplac). O órgão manterá equipes posicionadas nas vias que circundam o local dos jogos para organizar o fluxo e para orientar motoristas e pedestres.

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública