26/10/2019 às 13:26, atualizado em 26/10/2019 às 14:22

GDF oferece curso gratuito de Direito Constitucional à população no Varjão

Biblioteca Nacional de Brasília ministrará aulas com apoio da Vice-Governadoria

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Com o intuito de atender às regiões vulneráveis do Distrito Federal, a partir deste sábado (26/10), a Biblioteca Nacional de Brasília dará início ao programa BNB Extensão, com aulas gratuitas de Direito Constitucional, no Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01), no Varjão. Em um total de 20 horas, os encontros ocorrerão, entre 8h e 12h, com foco em concursos públicos, mas as aulas também serão destinadas às pessoas que queiram estudar a Constituição Brasileira. Trata-se da primeira atividade do programa BNB Extensão, que contará com o apoio da Administração Regional do Varjão, da Secretaria de Estado de Educação, e, em especial, do gabinete do vice-governador, Paco Britto. Nesse primeiro momento, há 224 inscritos vindos de várias localidades do DF.

Para o vice-governador, a qualidade de vida, por meio da educação, é primordial. “O governo Ibaneis quer cuidar das pessoas, principalmente, das menos favorecidas. E a melhor forma de fazer isso é fomentar a cultura e a educação, oferecendo cursos gratuitos de qualidade à população”, frisou. Na manhã deste sábado (26), estiveram presentes, ao local, a esposa do vice-governador, Ana Paula Hoff, e a administradora regional do Varjão, Tia Nair.

Serão cinco aulas, sempre aos sábados, ministradas pelo professor Cristian Brayner, advogado especialista em Direito Constitucional, atual subsecretário do Patrimônio Cultural do DF. “Queremos que as pessoas passem a frequentar naturalmente as bibliotecas e museus do Distrito Federal. Ofertamos, para isso, o curso, que é também uma oportunidade de crescimento. É um projeto laboratorial que traz mobilidade social”, disse.

O BNB Extensão já atuava com o programa BNB Línguas Estrangeiras – com aulas gratuitas de francês, inglês, espanhol e japonês na sede da biblioteca, no Plano Piloto. Por determinação do vice-governador, a Subsecretaria do Patrimônio Cultural, por meio da Biblioteca Nacional de Brasília, realizará o curso de Direito Constitucional para atender a população residente nas regiões administrativas, que precisam de qualificação, mas enfrentam dificuldades para chegar ao centro de Brasília.

Segundo Brayner, o Varjão é, atualmente, uma das localidades com maior vulnerabilidade social. “O Varjão é, hoje, uma das localidades com menor IDH do DF, com índice de desemprego muito alto. Na localidade, por exemplo, não tem biblioteca e só há um colégio (onde serão realizadas as aulas) ”, observou.
O curso não é restrito aos moradores do Varjão e não há limite de participações. Os cadastros podem ser feitos pela internet ou, pessoalmente, na Administração Regional do Varjão.

Serviço
20 horas (cinco aulas) de curso gratuito de Direito Constitucional
Professor Cristian Brayner
Onde: CEF 01 – Varjão – Qd 07 – Conjunto A– Lote 02 – Área Especial
Quando: aos sábados, a partir do dia 26/10
Horário: 8h às 12h
Contato: (61) 3901-7543 (CEF 01)
Biblioteca Nacional de Brasília: www.bnb.df.gov.br