30/10/2019 às 19:27, atualizado em 31/10/2019 às 07:54

Adasa comemora 15 anos com homenagens a colaboradores

Vice-governador Paco Britto participa de evento na sede da agência reguladora

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Adasa integra o Conselho Mundial da Água e participa do que há de mais moderno na regulação e na gestão do recurso natural | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu, nesta quarta-feira (30), solenidade comemorativa aos 15 anos de atividades, no auditório Humberto Ludovico, na sede da agência. Há mais de 300 funcionários atuando na instituição, entre servidores e terceirizados. O vice-governador Paco Britto prestigiou o evento, que homenageou diretores de gestões anteriores, 23 servidores – nomeados em 2009 e ainda em atuação na agência –, o servidor mais antigo e ouvidores.

Durante a abertura do evento, temas como crise hídrica; educação ambiental; plano de saneamento básico; projetos especiais desenvolvidos em parceria com órgãos distritais federais e instituições – como o programa rural Produtor de Água; o 8°Fórum Mundial da Água; e as parcerias com as concessionárias de saneamento foram destacados pelos componentes da mesa de debates.

Paco Britto agradeceu o convite, parabenizando a diretoria da Adasa e sua equipe em nome do governador Ibaneis Rocha. “A Adasa não só se destaca em âmbito nacional, mas também é reconhecida internacionalmente. Hoje, ela faz parte do Conselho Mundial da Água, que reúne as principais instituições públicas e privadas do mundo, para discutir e elaborar políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento sustentável”, observou.

Para o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, a agência amadureceu e atingiu o posto de uma das mais importantes reguladoras, referência no país e no mundo. Ele se referiu, entre outros avanços, ao fato de que a agência foi credenciada como coordenadora do 8° Fórum Mundial da Água, realizado no ano passado, em Brasília – o evento reuniu mais de 120 mil pessoas entre chefes de Estado, ministros, juízes, promotores, parlamentares e a sociedade civil.

Paco: “A Adasa não só se destaca em âmbito nacional, mas também é reconhecida internacionalmente” | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Já o diretor-presidente da ANA, Ricardo Andrade, falou sobre o programa Produtor de Água – iniciativa que busca incentivar ações de conservação da água e do solo em propriedades rurais do Alto Descoberto – e garantiu sua extensão.

“Vamos cobrir toda a região do DF com o programa”, sinalizou.

Sobre os desafios citados, foi salientado que a Adasa busca enfrentar as questões em relação às mudanças climáticas e o crescimento populacional desordenado. Em relação ao monitoramento dos recursos hídricos, a Adasa conta, hoje, com o apoio de inteligência artificial para atuar de forma preventiva.

Entre os programas sociais, destaque para a Educação Ambiental, que são desenvolvidos nas escolas da rede pública e privada, promovendo a formação de multiplicadores sobre a importância do uso racional da água, no combate ao desperdício, na preservação do meio ambiente e na destinação correta dos resíduos sólidos.

Participaram do evento os secretários Sarney Filho (Meio Ambiente) e Izídio Santos (Obras e infraestrutura); os deputados distritais Agaciel Maia (representando o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente), Telma Rufino e Leandro Grass; a presidente da Emater, Denise Fonseca; o presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar), Fernando Franco; o presidente da Caesb, Daniel Rossiter; o comandante da Capitania Fluvial de Brasília, o capitão de fragata Paulo Marcelo Löer; além de diretores, superintendentes e colaboradores da agência.

História

Criada em 2004 pelo governador Joaquim Roriz (Lei 3.365) e reestruturada pelo governador José Roberto Arruda (Lei 4.285), em 2008, a Adasa é o único órgão do Brasil que atua na regulação simultânea da água e dos serviços de saneamento básico.

Atualmente, a Adasa, além de integrar o Conselho Mundial da Água, participa também de discussões internacionais e formaliza convênios na busca de atualização sobre o que há de mais moderno na regulação e na gestão do recurso natural.