30/10/2019 às 12:03, atualizado em 30/10/2019 às 12:48

DF é referência em coleta e distribuição de leite humano

Banco da Secretaria de Saúde do Distrito Federal desponta como destaque em reunião com ministros da Saúde do Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul

Por Agência Brasília *

Uma reunião entre os ministros de Saúde do Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul, realizada este mês em Curitiba, deu origem à 1ª Rede de Bancos de Leite Humano do Brics. O Brasil servirá de modelo para a coleta e distribuição de leite materno. E o Distrito Federal é destaque nacional – além de ser referência internacional.

 O primeiro passo para a criação da rede foi dado durante o 1º Workshop Brics sobre Banco de Leite Humano (BLH), realizado em agosto deste ano, no Distrito Federal, por ser a capital do Brasil uma referência em políticas públicas de saúde nesta área.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

 “É motivo de orgulho e de gratidão por todos que compõem a rede BLH do DF, passando por doadoras, funcionários, bombeiros, clubes de serviços como Rotary Clube, agentes de comunicação e tantos outros que fazem com que a rede seja forte e capaz de atender às crianças que necessitam”, frisa a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.

O Brasil será o ponto de apoio para o treinamento técnico no processo de pasteurização do leite humano, na logística da coleta e na criação de estratégias de comunicação social para sensibilização para a doação. “Vamos transferir e ser modelo dos princípios que regem a Rede Global de BLH e também nesse processo de partilha, além de aprender muito”, complementa Miriam.

Segundo o Ministério da Saúde, há 225 Bancos de Leite Humano no Brasil. A rede  do DF é composta por dez Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, além de um banco no Hospital Universitário de Brasília (HUB), um no Hospital das Forças Armadas (HFA) e três Rede Suplementar de Saúde. Existem, ainda, dois postos de coleta da Secretaria e dois da rede suplementar.

A rede brasileira é responsável por coletar e distribuir leite materno a recém-nascidos de baixo peso. O leite humano tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra diversas doenças. Assim, é uma estratégia importante para redução de mortes em bebês.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF