30/10/19 10:03
Atualizado em 30/10/19 às 10:03

UBS 1 de Santa Maria inaugura Geladeira Literária  

Eletrodoméstico foi doado por uma moradora da cidade; os livros, arrecadados pelos profissionais da unidade. Enquanto espera a consulta, o paciente lê

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria inaugurou uma Geladeira Literária para disseminar a prática da leitura e proporcionar o acesso aos livros aos usuários da UBS.

A iniciativa partiu da Gerência de Serviços da Atenção Primária à Saúde 1 de Santa Maria, com o apoio voluntário da equipe, da comunidade e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde. 

Foto: Divulgação/Saúde-DF​

A geladeira foi doada por uma moradora da cidade e os livros foram arrecadados pelos profissionais da unidade. “O objetivo é oferecer a oportunidade de leitura em ambiente público: enquanto o paciente aguarda pela consulta, lê”, destaca a responsável, Roseli de Jesus Lopes.

A comunidade também pode levar o livro para fazer a leitura em casa. Há apenas algumas regras para manter o bom funcionamento da iniciativa.

“Os pacientes que estavam presentes no lançamento da Geladeira Literária elogiaram a ação e já pegaram alguns livros. As regras são simples, como devolver o livro, sem rasuras ou rabiscos, porque a geladeira e os livros pertencem a todos”, acrescenta Roseli.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF