31/10/2019 às 20:23, atualizado em 31/10/2019 às 20:25

Projeto Futuro Campeão revela talentos na natação

Seletiva de seis modalidades será realizada em 9 de novembro no Centro Olímpico e Paralímpico Samambaia

Por Agência Brasília *

Quando começou a praticar natação, há cerca de seis anos, Walison Gonçalves não sabia nadar. No Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia, por meio do projeto Futuro Campeão, sua evolução aconteceu de forma tão meteórica que hoje ele faz parte da seleção brasiliense da modalidade. Na mesma unidade em que o jovem iniciou as atividades esportivas, haverá seletiva em 9 de novembro, das 9h às 13h, dos interessados em ingressar em uma das seis opções disponíveis – atletismo, ginástica rítmica, ginástica acrobática, bocha paralímpica, tênis e natação.

Walison, 16 anos, trocou o futebol, em que atuava na posição de atacante, para a natação após fraturar o braço esquerdo. Dentro do Futuro Campeão, já como atleta de rendimento, ele participa de competições diversas como o Troféu Chico Piscina, realizado em São Paulo em outubro. Ele participa das provas de crawl e de borboleta, nas distâncias de 50 e 100 metros.

“Gosto muito de nadar e o projeto é muito bom”, diz o jovem.

Já Lucas Gomes, 15 anos, prefere nadar as provas de crawl e de costas, distâncias de 50, 100 e 200 metros. Há sete anos ele frequenta o COP de Samambaia, mas somente em 2017 decidiu participar da seletiva de natação do Futuro Campeão.

No próximo ano, quando integrar a Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal, começará a participar de torneios nacionais da modalidade. “Quero muito seguir nadando profissionalmente após me formar na escola. O projeto já me ensinou muita coisa disso”, relata.

Formadores

O profissional de educação física Agnaldo Amorim, 47 anos, atua como técnico da turma do Futuro Campeão de Natação, no COP de Samambaia, desde 2013, um ano após a implementação do projeto nos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. Atualmente ele comanda aulas que reúnem 30 alunos e, ao final da seletiva, mais 20 interessados devem começar a nadar em rendimento. A idade dos meninos e meninas varia de 9 até 19 anos, dependendo da categoria.

“Maravilhoso esse projeto, que proporciona a oportunidade para esses jovens exercerem a natação de forma competitiva, atuando na base, e participarem de competições internacionais. É um trabalho social magnífico que está atraindo pessoas de todas as regiões do DF. Não há apenas moradores de Samambaia. Há atletas que já foram descobertos pela seleção brasiliense e que levam o nome do DF para outras regiões do país. É uma realização participar dessa iniciativa”, avalia.

O projeto Futuro Campeão forma esportistas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. “A iniciativa combina o nosso trabalho na área social com o esporte de rendimento, transformando a vida desses jovens que moram nas regiões administrativas do DF e que têm, nos centros olímpicos e paralímpicos, o primeiro contato com as responsabilidades de uma vida de atleta, com mais disciplina, superação e foco. São aprendizados que eles levarão para a vida”, acrescenta o educador.

Seletivas

As inscrições da seletiva do Futuro Campeão – nas modalidades de natação, ginástica acrobática, ginástica rítmica, bocha paralímpica, tênis e atletismo – são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento na Gerência de Apoio Social dos Centros Olímpicos e Paralímpicos participantes do projeto.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand. Os alunos matriculados em atividades nos COP contam com transporte gratuito para a unidade de Samambaia, na data da seletiva.

Confira os detalhes para cada modalidade participante do programa:

ATLETISMO

Faixa etária: 10 a 25 anos

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP de Sobradinho

Sugere-se levar protetor solar

GINÁSTICA ACROBÁTICA

Faixa etária: a partir de 4 anos

Vestimenta sugerida: roupa para prática de esporte

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP da Estrutural

GINÁSTICA RÍTMICA

Faixa etária: 7 a 13 anos

Vestimenta sugerida: roupa para prática de esporte

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP de Ceilândia (Setor O)

NATAÇÃO

Faixa etária: nascidos de 2002 a 2009 (8 a 16 anos)

Vestimenta: maiô, sunga, touca, óculos, protetor solar

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamentos: COPs de Riacho Fundo I ou Samambaia

TÊNIS

Faixa etária: 6 a 9 anos

Vestimenta: tênis, roupa de esporte, protetor solar

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP (Parque da Vaquejada) ou São Sebastião

BOCHA ADAPTADA

Faixa etária: pessoas com deficiência, de qualquer idade

Local da seletiva: COP de Samambaia (9/11)

Local de treinamento: COP de Ceilândia (Setor O)

Sugere-se levar protetor solar

 

* Com informações da Secretaria do Esporte e Lazer