01/11/2019 às 16:50, atualizado em 01/11/2019 às 20:17

CEB compõe protocolo de ações integradas para prova do Enem

Plano reúne diversos órgãos federais e do DF e é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública

Por Agência Brasília *

| Foto: CEB / Divulgação

A CEB Distribuição participou da elaboração do Protocolo de Ações Integradas (POI) para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. O plano foi desenvolvido pelo Centro Integrado de Operações de Brasília, que engloba diversos órgãos federais e do Distrito Federal, e coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

Durante os dois domingos do Exame, a Companhia Energética de Brasília (CEB) contará com equipes de reforço para chamados emergenciais em locais de aplicação da prova. O objetivo é dar celeridade ao processo de restabelecimento no fornecimento de energia, em eventuais imprevistos.

A dinâmica do atendimento consiste na abertura de registro no call center da CEB (disque 116). Na sequência, o coordenador do local de aplicação da prova avisa sobre a ocorrência ao Centro Integrado de Operações, que automaticamente qualifica o chamado como prioritário e, assim, possibilita que as equipes da CEB atuem imediatamente para solucionar a circunstância.

Para o coordenador de redes da CEB Distribuição, Cleiton Adriano, a integração dos órgãos de forma eficiente e dinâmica diminui o tempo de resposta dos chamados. “O protocolo é importante para que fique claro o que é pertinente a cada agência, sem confusão na hora dos chamados. É importante que os limites de cada agência sejam estabelecidos, para que não haja desperdício ou sobreposição de recursos dentro de uma atuação”, explicou Cleiton.

O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) começou a ser planejado, em 2013, para a Copa das Confederações visando a Copa do Mundo. O projeto ficou como legado para grandes eventos, como reunião do bloco multilateral dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Olimpíadas e manifestações diversas.

Para o Enem participam do Ciob o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Fundação Cesgranrio, a Polícia Federal, os Correios (que fazem o transporte das provas), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, entre outros órgãos.

 

* Com informações da CEB