1/11/19 14:38
Atualizado em 1/11/19 às 15:03

HRSM vai ganhar uma ressonância magnética

Único equipamento público e gratuito da rede de saúde do DF será instalado até o final de junho. Compra se deve a emenda parlamentar

O Instituto de Saúde (Iges-DF) deve adquirir o primeiro equipamento de ressonância magnética para atendimento público e gratuito. O equipamento será instalado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). O diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, diz que elemento técnico para a compra do aparelho já está em fase final de elaboração. “Até o final de junho, eu tenho certeza que a população receberá esse serviço.” 

A ressonância atenderá toda a população e contribuirá para agilizar os exames que são demandados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. “Atualmente, temos empresas particulares credenciadas que prestam esse serviço, mas, esse equipamento, será o primeiro público”, esclareceu o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. 

O diretor-presidente do Iges lembrou que a compra do equipamento de ressonância faz parte de uma das 15 metas para melhorar a saúde do DF – e que foram apresentadas aos parlamentares distritais e federais.  

A compra só será possível por conta de uma emenda parlamentar de R$ 3 milhões. “Esse aparelho vai trazer um grande benefício, principalmente, para o diagnóstico precoce. Com isso, as pessoas podem ser tratadas em tempo hábil”, comemorou a deputada federal Paula Belmonte, autora da proposição.

* Com informações do Instituto de Saúde (Iges-DF)