04/11/2019 às 11:06, atualizado em 04/11/2019 às 11:07

Lançado edital para recuperação de áreas degradadas

Plano inclui Setor Habitacional Vicente Pires e estudos para obras de estabilização do córrego Samambaia

Por Agência Brasília *

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo rumo à proteção e preservação de áreas verdes no Setor Habitacional Vicente Pires. Foi lançado o edital para elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) e para o desenvolvimento de estudo para obras de estabilização do córrego Samambaia.  A licitação será no dia 25.

“A degradação na região iniciou-se com a forma de ocupação sem planejamento, sem preocupação com as Áreas de Preservação Permanente [APP]”, explica o secretário de Obras, Izidio Santos Junior. “Desde então, pouco foi feito. Com essa iniciativa, esta gestão se antecipa na busca de soluções mais apropriadas para atender aos moradores, além de proteger e preservar o meio ambiente local.”

Córrego Samambaia: obras para estabilização da área que sofre com degradação, fazem parte das metas prioritárias do GDF | Foto: Lucio Bernardo Jr / Agência Brasília

Prioridade do GDF

A questão da degradação, principalmente ao longo do córrego Samambaia e afluentes, tornou-se prioridade do atual governo após alertas das empresas que trabalham nos serviços de infraestrutura em Vicente Pires e análise técnica feita pelos funcionários da Secretaria de Obras (SO). “Algumas pessoas chegaram a perder casas e outras podem vir a ter problemas estruturais”, adverte Diego Guerra, técnico da Subsecretaria de Acompanhamento Ambiental e Políticas de Saneamento.

De acordo com o técnico, mesmo com a conclusão das obras de infraestrutura de Vicente Pires previstas para 2020, é inegável a necessidade de ações complementares para recuperação das áreas degradadas do setor habitacional, principalmente em setores localizados próximos ao córrego Samambaia.

“Essa é uma demanda antiga da população”, diz. “Os primeiros estudos de impacto ambiental da região datam de 2009 e foram encomendados pela associação de moradores da região. O avanço nessas ações de recuperação vai trazer tranquilidade aos membros da comunidade.”

Licitação / Plano de recuperação de áreas degradadas de Vicente Pires
Data de abertura: 25/11, às 10h
Retirada do edital e anexos: seção Licitações/Compras/Serviços da página www.terracap.df.gov.br.

* Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura