04/11/2019 às 08:30, atualizado em 04/11/2019 às 09:22

Quer estudar a distância? EJA EaD abre inscrições nesta terça-feira (5)

Cejaep vai oferecer cerca de 700 vagas para anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio

Por Agência Brasília *

Os interessados em cursar os anos finais do ensino fundamental (segundo segmento) e o ensino médio (terceiro segmento) a distância poderão se inscrever para novas matrículas, a partir desta terça-feira (5), no Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional (Cejaep) de Ensino a Distância (EaD) de Brasília.

As inscrições vão até o dia 30 e podem ser feitas pela internet, em link que ainda será divulgado no site da Secretaria de Educação (SEE). Não é necessário fazer fila na escola. Tudo pode ser feito on-line.

Para esse período de inscrição, serão oferecidas 350 vagas para o segundo segmento (ensino fundamental, anos finais) e 300 vagas para o terceiro segmento (ensino médio). Todas as aulas e os exercícios são realizados na plataforma virtual da escola, de onde o estudante estiver. O curso é totalmente gratuito. Para ingressar no segundo segmento, o estudante deve ter idade mínima de 15 anos. Para o terceiro segmento, a idade mínima é de 18 anos.

Apenas as provas são realizadas presencialmente, no Cejaep EaD, que fica na L2 Sul – SGAS 602 Sul, Bloco da EaD – centro do Cesas. A unidade possui ainda plantões presenciais com professores que ficam disponíveis para tirar as dívidas dos estudantes. Atualmente, o Cejaep atende cerca de 2 mil estudantes.

Clique e conheça mais sobre a unidade.

Para a diretora da Cejaep EaD de Brasília, Indira Rehem, a EJA EaD é uma oportunidade para os estudantes trabalhadores que não conseguem se deslocar diariamente para uma unidade de ensino que ofereça a modalidade.

“A EJA EaD proporciona flexibilidade ao estudante, fazendo com ele possa estudar de onde estiver. Além disso é uma modalidade de ensino que contribui para a democratização da aprendizagem. A prova disso é que atendemos não só estudantes de Brasília, mas também do entorno e até de outros estados”, conta.

Efetivação de matrículas

Depois de fazer a inscrição pela internet, o interessado deverá apresentar a documentação pessoalmente, na secretaria da escola, para garantir a vaga. O período vai de 7 a 15 de janeiro de 2020. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no site do Cejaep.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para efetivar a matrícula
Originais e cópias:

• RG ou Carteira de Motorista;

• CPF;

• Histórico escolar de todos os níveis anteriores (ex.: se vai fazer matrícula no Ensino Médio, deverá entregar o histórico escolar da 1ª a 4ª série e do Ensino Fundamental);

• Histórico escolar OU Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) do nível atual, válida por 30 dias a partir da data de expedição;

• Comprovante de residência, com CEP;

• Comprovação de necessidade especial, caso haja (cópias de laudos).

Levar também:

• Número de telefone residencial e celular;

• Fotografia 3×4.

Os alunos que não possuírem documentação comprobatória de estudos anteriores podem solicitar a prova de classificação na secretaria do Cejaep EaD de Brasília. O centro também criou um e-mail exclusivo para solicitação da prova de classificação para os estudantes: cejaepclassificacao@edu.se.df.gov.br.