07/11/2019 às 20:06, atualizado em 07/11/2019 às 20:41

CEB atua com capacidade total para normalizar fornecimento de energia após temporal

Tempestade pegou o Distrito Federal de surpresa e provocou diversos transtornos à população

Por Agência Brasília *

Plano de contingência para emergências foi acionado tão logo o sistema de proteção elétrica entrou em funcionamento | Foto: CEB / Divulgação

O forte temporal que atingiu o Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (7) exigiu uma atuação eficiente das equipes de atendimento da Companhia Energética de Brasília (CEB). Com a ocorrência de fortes descargas atmosféricas e rajadas de vento que chegaram a 70 quilômetros por hora, o sistema de proteção elétrica precisou atuar, o que ocasionou o desligamento temporário de algumas subestações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Logo após o acionamento do sistema de proteção elétrica, o plano de contingência da CEB para ocorrências dessa natureza foi posto em funcionamento, de forma que a rápida atuação para o restabelecimento das subestações permitiu que as equipes da companhia iniciassem os atendimentos aos chamados emergenciais dos bombeiros. Foram diversos casos de árvores caídas, postes abalroados e cabos partidos, ocorrências que necessitam receber atendimento prioritário, pois envolvem danos em cabos de alta tensão.

Prioridade emergencial foi para ocorrências que envolvem danos em cabos de alta tensão | Foto: CEB / Divulgação

Ao longo do dia, foram 1.400 chamados abertos para atendimento, e 78 equipes de manutenção trabalharam em capacidade total ao longo do dia para atender à demanda e restabelecer a normalidade para imóveis sem energia. As equipes seguirão atuando, inclusive na madrugada, para normalizar o fornecimento a todos os consumidores.

Equipes seguirão atuando, inclusive na madrugada, para normalizar o fornecimento de energia | Foto: GDF / Divulgação

Ainda que a possibilidade da falta de energia seja inerente ao sistema de distribuição, a CEB Distribuição tem focado na melhoria da eficiência da sua atuação para que falte cada vez menos energia em Brasília e nas regiões administrativas do Distrito Federal.

O objetivo da companhia é que, em situações atípicas como a da manhã desta quinta-feira, consiga-se restabelecer o fornecimento em um intervalo de tempo cada vez menor.

 

* Com informações da Companhia Energética de Brasília