12/11/2019 às 13:34, atualizado em 12/11/2019 às 15:07

GDF Presente revitaliza praça e igreja no Núcleo Bandeirante

Ponto tradicional da região administrativa, a Igreja da Metropolitana, estará pronta para receber festival de cinema gratuito entre 13 e 16 de novembro

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

A capela, que estava pichada, recebeu pintura e estará pronta para receber a 11ª edição do LoboFest/Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Ponto icônico do Núcleo Bandeirante, a capela Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Igreja da Metropolitana, passa por uma revitalização na sua área externa. Os reparos estão dentro do escopo do programa GDF Presente e vão se estender até 13 de novembro. Além da igreja e da praça que compõem a área, outros pontos da cidade também vão receber melhorias.

Na manhã desta segunda-feira (11), profissionais da administração regional do Núcleo Bandeirante e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) iniciaram os trabalhos de pintura, varrição, reparo de calçadas e bancos. O espaço ainda terá a iluminação substituída com lâmpadas de LED. Outra mudança é a alteração no paisagismo, a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), parceira nas ações.

A capela, que estava pichada, recebeu pintura e estará pronta para receber a 11ª edição do LoboFest, festival de cinema gratuito que ocorre entre 13 e 16 de novembro. Além da capela, o Museu Vivo da Memória Candanga também exibirá a mostra. O projeto é realizado por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e todas as atividades têm entrada franca.

“Temos que resgatar a cultura da cidade. Nasci no Núcleo Bandeirante, conheço cada palmo dessa cidade e costumo falar que esse resgate é muito importante. O governo deve apoiar os projetos culturais”, afirma o administrador Adalberto Carvalho.

Idealizadora e curadora do festival, Josiane Osório destacou a descentralização do festival, que ocorre pela primeira vez fora do Plano Piloto. “A ideia é que possamos fazer um festival aqui todos os anos”, conta. Para Josiane, o festival traz uma ideia de afeto, “não à toa é realizado dentro de uma igreja e um museu que é patrimônio”.

GDF Presente

O GDF presente nasceu para ser uma fórmula perene do SOS DF, realizado no primeiro semestre da atual gestão, com números positivos e, principalmente, o reconhecimento da população pelos reparos feitos em cada região administrativa com mais de 60 mil ações. Agora, o foco tem sido conectar dirigentes e comunidade com menos burocracia em busca do serviço público de excelência.

Na nova passagem pelo Núcleo Bandeirante, que faz parte do Polo Central Adjacente 2, o programa atuará na cidade com desobstrução, limpeza, conserto de boca de lobo, recomposição, pintura, conserto do meio-fio, da calçada; pintura e tachões da sinalização horizontal; reposição de tampa e recuperação de válvula e registro; manutenção de rede de energia; podas de árvores; limpeza e retirada de entulho e também com a operação tapa buraco.