12/11/2019 às 13:22

Iges-DF passa a realizar 30 mil exames radiológicos por mês

Resultado foi alcançado após o Instituto reforçar os serviços de radiologia em todas as unidades e diminuir o prazo de entrega de resultado dos exames

Por Agência Brasília

Uma ação estratégica para que os pacientes realizem exames de imagem com maior rapidez foi adotada pelo Instituto de Saúde do DF (Iges-DF). Trata-se da ampliação do serviço de uma empresa especializada em radiologia que prestava serviço no Hospital de Base (HB) e passou a atuar, também, nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Durante o primeiro trimestre da mudança, que completou três meses em 22/10, foram 89.893 mil atendimentos.

Com isso, o instituto passou a realizar uma média de 30 mil exames radiológico por mês. Uma das grandes mudanças foi o investimento em tecnologia, que permite aos médicos terem acesso aos exames de qualquer unidade por meio de um portal web, ou seja, um exame de um paciente feito em uma UPA poderá ser consultado no Hospital de Base ou no de Santa Maria e vice-versa. O exame fica no histórico do paciente para que o médico consulte e faça comparativos.

O diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, informa que outro benefício alcançado com o novo modelo é a rapidez na conclusão dos exames radiológicos. Os pacientes recebem os resultados e levam os laudos para casa em até três horas depois da realização dos exames. Isso só foi possível porque, segundo ele, “mais profissionais estão reforçando o serviço, e assegurando que 100% dos exames tenham laudo”.

Antes, principalmente nas UPAs, nem todos os resultados eram acompanhados do parecer técnico por falta de recursos humanos.

A gerente da radiologia do Hospital de Santa Maria, Mariana de Almeida Faria, informa que a prioridade do atendimento da radiologia são os pacientes da emergência e os internados.

“Contávamos com 26 vagas por dia, pela manhã e tarde, que eram destinadas a esses atendimentos distribuídos entre ultrassonografia, tomografia e mamografia; com a chegada da equipe, conseguimos aumentar de imediato o número de vagas diárias para 100”, acrescentou a gerente.

Atualmente, as UPAs realizam exame de raios X. Já os hospitais de Base e de Santa Maria fazem, além dos raios X, tomografias, ecografias, mamografias densitometria óssea. Todos os equipamentos receberam manutenção, feita pelo Iges-DF, e estão em perfeito funcionamento. Agora, a empresa vai assegurar a continuidade de vistorias e possíveis reparos necessários para que os equipamentos não fiquem parados.

A empresa é responsável por garantir o efetivo necessário de técnicos em radiologias nas UPAs. Além dos técnicos em radiologia, equipe de enfermagem, auxiliar médico, médico radiologista e recepcionista atuam 24 horas por dia nos dois hospitais e nas seis UPAs do Distrito Federal.

* Com informações do Iges-DF