19/11/2019 às 13:15, atualizado em 20/11/2019 às 13:23

Rede pública investe no atendimento qualificado

Cem profissionais vão acolher os usuários nas unidades de saúde administradas pelo Iges-DF. Meta é aprimorar os serviços oferecidos ao cidadão

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

O diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, durante o lançamento do Projeto Humanizar | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Oferecer qualidade no atendimento à população na rede pública de saúde é prioridade do Governo do Distrito Federal. O cuidado com o cidadão ao chegar à porta do hospital, com informações precisas e acesso seguro e rápido aos serviços, ganha um novo capítulo nesta terça-feira (19), com o lançamento do Projeto Humanizar, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). Os recursos investidos serão de R$ 322 mil mensais.

Participaram da cerimônia de lançamento do projeto o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo; o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e a presidente do  conselho do Projeto Humanizar e primeira-dama do DF, Mayara Noronha.

“A preocupação do governo é que a população seja atendida da melhor forma possível”, destacou Mayara Noronha. “A intenção é que essas pessoas não deixem morrer dentro de si o sentimento de ajudar o público, de servir ao próximo.”

[Olho texto=”“A preocupação do governo é que a população seja atendida da melhor forma possível”” assinatura=”Mayara Noronha, primeira-dama” esquerda_direita_centro=”direita”]

Acolhimento e orientações

As unidades administradas pelo Iges-DF vão contar com 100 monitores para registrar a chegada dos usuários do Hospital de Base, do Hospital de Santa Maria e das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. Esses profissionais vão orientar a população sobre o atendimento adequado, se o local é o indicado ou se o paciente deve ser encaminhado a outra unidade, além de prestar outras informações. Posteriormente, o serviço será ampliado para outras unidades da rede pública de saúde do DF.

A execução do Projeto Humanizar é uma das 15 metas do Iges-DF para o biênio 2019-2020 apresentadas ao governador Ibaneis Rocha no início de setembro e encaminhadas à Câmara Legislativa do DF na busca de emendas parlamentares para sua execução. São medidas alinhadas com ações da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde.

[Olho texto=”“O Projeto Humanizar vai promover a valorização e a otimização da dimensão humana do atendimento”” assinatura=”Francisco Araújo, diretor-presidente do Iges-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O Projeto Humanizar vai promover a valorização e a otimização da dimensão humana do atendimento, dando suporte ao planejamento dos gestores e às expectativas da comunidade”, resumiu Francisco Araújo. Por sua vez, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pontuou: “Humanizar e otimizar o atendimento é muito importante”. Ele espera que o restante da rede incorpore esse modelo de atendimento.

O que é

O Projeto Humanizar busca aprimorar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde, tendo como base a Política Nacional de Humanização. Dá suporte ao planejamento dos gestores e às expectativas da comunidade, tendo também a meta de fortalecer os vínculos de compromisso e responsabilidade social, bem como aperfeiçoar a utilização da informação, a comunicação, os espaços de construção da autonomia e protagonismo e a promoção do cuidado (pessoal e institucional) ao usuário e seu cuidador. Cabe ainda ao Humanizar incentivar a cultura do trabalho coletivo e investir na educação continuada do cidadão.