20/11/2019 às 18:51, atualizado em 21/11/2019 às 09:08

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes em regiões do DF

Cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes e incidentes na capital

Por Agência Brasília *

Inmet prevê que a capital terá chuvas intensas pelo menos até a próxima semana | Foto: Toninho Tavares / Arquivo Agência Brasília

O Distrito Federal está em alerta quanto à possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de ventos que podem superar 80 quilômetros por hora. A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), enviou aviso à população cadastrada no sistema de informações de SMS e orienta os brasilienses a tomarem todas as precauções.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a capital terá chuvas intensas pelo menos até a próxima semana. Por isso, o subsecretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, alerta para a importância de seguir as orientações para esta época chuvosa. “É recomendável muita calma neste momento de chuva forte. O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos.”

No trânsito a atenção deve ser ainda maior, já que há possibilidade de alagamentos em áreas da cidade. Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. “Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida”, orienta Bezerra. Ele acrescenta que, no caso de alagamento inevitável, a pessoa deve sair do carro imediatamente.

Quando há incidência de raios, deve-se evitar o uso de telefone ligados a tomadas e manter distância de canos, janelas e portas metálicas. “A orientação é não utilizar equipamentos conectados à rede elétrica, principalmente se tiverem sido molhados, pois há risco de choque e curto-circuito”, advertiu o coronel.

Caso haja destelhamento devido a ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo sob estrutura sólida, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos ou pedaços de telha, por exemplo. Entrar em piscinas ou lagos também não é recomendado. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água, que não raro pega de surpresa quem estiver pela frente.

Em situações com inundação, se começar a entrar água dentro de casa a orientação é desligar disjuntores para evitar risco de eletrocussão. O religamento da rede só deve ocorrer depois que ela for revisada, para que não haja colapso no sistema.

Os avisos via SMS são enviados toda as vezes em que há alerta. Para receber os comunicado de urgência é necessário fazer um cadastro prévio. E, para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

Recomendações:

– Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;

– Não empinar pipas ou aeromodelos com fio;

– Não andar a cavalo;

– Não permanecer na água;

– Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;

– Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

– Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;

– Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;

– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Emergências

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar do DF, pelo telefone (discar 193). A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas.

Canal direto

O canal direto com a Defesa Civil, para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, é o telefone 199, ou pelos números (61) 3362-1906/1909.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública