21/11/2019 às 17:24, atualizado em 21/11/2019 às 17:32

Vem aí a final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Dois textos de alunos do Distrito Federal estão concorrendo na etapa nacional

Por Agência Brasília *

Vithor Rodrigues de Sousa, aluno do CEF Polivalente, gostou de participar de uma olimpíada. Foto: Divulgação

Dois estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal estão concorrendo à final da etapa nacional da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A competição será realizada em duas etapas, sendo a primeira no dia 28 de novembro com a seleção dos 28 alunos vencedores da etapa nacional e seus professores. Já no dia 8 de dezembro será a revelação dos 28 campeões para o público em geral e a premiação deles, realizada em São Paulo (SP).

Como parte dos eventos da Olimpíada, foi realizado um encontro com todos os participantes da competição entre os dias 17 e 19 de novembro. Os inscritos tiveram a oportunidade de participar de rodas de conversa, escritas e reescritas de redações, saraus, além de diversas outras atividades.

O finalista Vithor Rodrigues de Sousa, estudante do CEF Polivalente, conta que nunca participou de uma olimpíada. Para ele, foi uma experiência nova e muito legal. “Estou bem ansioso quanto à etapa final, nunca pensei que meu texto seria selecionado. Quando recebi a notícia fiquei impressionado”, afirma.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação (Cenpec).

Selecionados do DF para a final

Memórias literárias

Título – Uma pacata cidade chamada Gama
Escola – CEF Polivalente
Diretora – Cláudia Caixeta da Silva Pinho
Professora – Luciene Pereira
Aluno – Vithor Rodrigues de Sousa

Artigo de opinião

Título – As fardas encobrem o medo?
Escola – CED 05 de Taguatinga
Diretor – Elcilêneo Alves de Fretas
Professora – Gabriela Maria de Oliveira Gonçalves
Aluno – Pedro Henrique Ferraz Araújo

*Com informações da Secretaria de Educação