23/11/2019 às 11:02, atualizado em 22/11/2019 às 18:13

Últimos dias para se inscrever no Instituto Federal de Brasília

Com oferta de mais de 2,4 mil vagas em 46 cursos, IFB mantém prazo para inscrição de candidatos até sexta-feira (29)

Por Agência Brasília *

Segue até o dia 29 (sexta-feira) o prazo de inscrições ao Processo Seletivo 1/ 2020 para o Instituto Federal de Brasília (IFB).  Além da oferta de ensino médio, a instituição, gratuita, tem oportunidades em cursos técnicos e profissionalizantes.

Para esta seleção, há 2.450 vagas em 46 cursos. A seleção efetuada por meio de sorteio eletrônico. O resultado será divulgado em 20 de dezembro, e as matrículas em primeira chamada devem ser feitas de 6 a 9 de janeiro de 2020. Assim como os cursos, a inscrição é gratuita. As aulas estão previstas para começar em 5 de fevereiro de 2020.

Reserva de vagas

Candidatos incluídos na reserva de vagas precisam apresentar a documentação comprobatória até 2 de dezembro deste ano, no campus escolhido para fazer o curso.

As reservas são destinadas a estudantes egressos de escola pública, pessoas com deficiência, candidatos da agricultura familiar, estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e, por fim, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 5 de dezembro. Caso queira contestar, o candidato poderá fazê-lo nos dias 6 e 9 do mesmo mês. O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 12 de dezembro. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória passará a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.

Confira, abaixo, as modalidades dos cursos oferecidos pelo IFB.

  • Integrado (curso técnico + ensino médio no IFB) – Cursos para estudantes que acabaram de concluir o ensino fundamental. Duração média de três anos.
  • Proeja (curso técnico + ensino médio no IFB) –Para maiores de 18 anos que cursaram o ensino fundamental, mas não concluíram o ensino médio. Duração média de três anos.
  • Concomitante (curso técnico no IFB + ensino médio em outra escola) –Para estudantes que, matriculados no ensino médio em outra escola, poderão frequentar, ao mesmo tempo, as aulas do curso técnico no IFB.
  • Subsequente (pós-médio) –Para quem já concluiu o ensino médio. Duração de um a dois anos.
  • Regime de alternância –O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem.

 As inscrições on-line devem ser feitas na página do IFB.

* Com informações do IFB