27/11/2019 às 12:52, atualizado em 28/11/2019 às 10:29

Controle de infecção e segurança são temas de debate

Encontro distrital programado para esta sexta-feira (29) promove reflexão para reduzir os riscos inerentes à assistência à saúde

Por Agência Brasília *

O encontro debaterá às ações de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e à segurança do paciente | Foto: Breno Esaki / SES

A Gerência de Risco em Serviços de Saúde da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) promove, nesta sexta-feira (29), o VIII Encontro Distrital de Segurança do Paciente e Controle de Infecção. Além de fazer uma reflexão sobre as ações desenvolvidas neste ano em busca de melhorias e de qualidade na assistência, o encontro tem a meta de estimular o planejamento para 2020.

A iniciativa é voltada aos profissionais responsáveis pela promoção da segurança do paciente e ao controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). Durante o evento, que terá uma exposição, serão premiadas as experiências exitosas desenvolvidas pelos serviços de saúde do DF.

“A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, relevância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e os profissionais de saúde, no sentido de oferecer uma assistência segura”, destaca o diretor da Vigilância Sanitária do DF, Manoel Silva Neto.

 Monitoramento

Entre as atribuições da Gerência de Risco em Serviços de Saúde, destacam-se fiscalizar o cumprimento da regulamentação sanitária, orientar e monitorar os serviços de saúde do DF quanto às ações de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e à segurança do paciente, bem como monitorar os processos de identificação, análise e investigação de eventos adversos.

“Acompanhamos de perto as ações desenvolvidas pelos hospitais do DF para a promoção da segurança do paciente”, resume a gerente de Risco em Serviços de Saúde, Fabiana Rodrigues. “Estar mensalmente com esses serviços nos permite, além de promover a educação sanitária, estimular as ações de melhoria.”

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, “sensibilizar a comunidade hospitalar quanto ao impacto da adoção de medidas simples para promover a segurança do paciente resulta na transformação positiva dos processos de trabalho, na proteção do paciente e de seus familiares, dos profissionais e da instituição de saúde”.

 VIII Encontro Distrital de Segurança do Paciente e Controle de Infecção
*
Data: 29 (sexta-feira), das 8h30 às 12h.
* Local: Auditório da Anvisa – SIA, Trecho 5, Área Especial 57.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde