27/11/2019 às 14:06

Novembro Azul promove atendimento em Brazlândia  

Unidades 1, 3 e 4 atenderam 397 pessoas na terça-feira (26). Quinta (28) é a vez da UBS 2

Por Agência Brasília *

Os moradores de Brazlândia receberam, nesta terça (26), uma ação de prevenção e combate ao câncer de próstata. Em alusão ao Novembro Azul, data mundial com foco na prevenção e no tratamento da doença, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) 1, 3 e 4 da cidade realizaram o agendamento de exames laboratoriais de PSA (antígeno prostático específico) para detecção de alterações na próstata.

“O projeto visa reforçar a conscientização e a luta contra o câncer de próstata por meio do diagnóstico precoce”, explicou a gerente da UBS 1 de Brazlândia, Aline Costa. “Nosso objetivo foi o de alcançar, por meio da prevenção e da promoção à saúde, o máximo de homens.”

Além de promover a sensibilização da população masculina sobre as neoplasias malignas, os profissionais falaram sobre a importância dos cuidados gerais com a saúde. Houve aplicação de vacina contra o sarampo, medição de pressão arterial, aferição de glicemia e testagem para HIV, sífilis e hepatites.

“Essas ações integradas e com atuação multiprofissional demonstram o cuidado amplo que a atenção básica à saúde oferece à população”, avaliou o diretor regional de Atenção Primária da Região de Saúde Oeste, Maurício Fiorenza.

Na terça-feira (26), foram atendidas 397 pessoas | Foto: Divulgação / SES

Prevenção

O Novembro Azul é um movimento mundial destinado a reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a doença é o segundo tipo de neoplasia mais comum entre as pessoas do sexo masculino, sendo as maiores vítimas os homens com mais de 50 anos de idade, além de pessoas em cujas famílias houve registro da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem esses fatores devem ir ao urologista. É preciso fazer os exames de sangue PSA e o de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações na glândula.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual do paciente, extensão da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual se faz o monitoramento periódico da evolução da doença, intervindo se houver progressão.

Números

Durante o evento, 147 pacientes fizeram aferição de pressão arterial, da glicemia e consultas de enfermagem; 93 passaram por testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C; 47 foram orientados sobre alimentação saudável, tabagismo e prática da ventosaterapia; e 110 foram agendados para realizar exames laboratoriais, inclusive PSA. Foram também distribuídos 90 kits odontológicos, com orientações quanto à escovação.

Na quinta-feira (28), a ação vai contemplar a Unidade Básica de Saúde 2 de Brazlândia. Haverá palestras, cursos, atualização do cartão de vacina, exames, testes rápidos, avaliação odontológica, uma roda de conversas e várias outras atividades focadas na saúde masculina.  A ação será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h na UBS, que fica na Quadra 45, Área Especial, Vila São José.

* Com informações da Secretaria de Saúde