28/11/2019 às 19:55, atualizado em 28/11/2019 às 20:00

Brasil e Panamá: Troca cultural entre países

Encontro fez parte do Programa Embaixada de Portas Abertas – iniciativa coordenada pelo Escritório de Assuntos Internacionais

Por Agência Brasília *

Nesta manhã de quinta-feira (28), mais uma parceria do Programa Embaixadas de Portas Abertas — iniciativa coordenada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do GDF (EAI-DF), com apoio da Secretaria de Educação e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — foi consolidada. As duas instituições envolvidas, a Embaixada do Panamá e o Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga, se encontraram na unidade escolar para concluir as atividades de intercâmbio iniciadas em 31 de outubro.

Mais de 150 estudantes do turno da manhã estavam reunidos na quadra da escola para recepcionar os visitantes, dentre eles a Segunda Secretária de Carreira Diplomática e Consular da Embaixada do Panamá, Sra. Nadiuzka Ramos Troetsch, a Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim e o Diretor de Programas e Projetos Educacionais, Radson Lima Vila Verde.

Para abrilhantar a troca de conhecimentos e cultura, os convidados assistiram a apresentações realizadas por estudantes da Educação Integral e por colaboradores da comunidade escolar. O grupo SESC Beribazu demonstrou a importância da cultura afro-brasileira, especialmente da região nordeste, por meio de rodas de capoeira; já a moda de viola foi apresentada por um ex-aluno da escola para evidenciar a cultura da região centro-oeste.

Na dança, alunos do 6º ao 9º ano apresentaram músicas do estilo street e MPB-pop vestidos com as cores das bandeiras brasileiras e panamenhas. Finalizando as apresentações, o futebol ganhou destaque como a modalidade mais popular no Brasil e foi apresentado em forma de prática de treino com alunos dos 6º e 7º anos.

Reafirmando o compromisso dos participantes com o programa, o Escritório de Assuntos Internacionais realizou a entrega dos Certificados de Parceiros para a escola e a representação diplomática, na figura da diretora Sra. Vanda dos Reis Clemente e da representante diplomática, Sra. Nadiuzka. Com isso, a Embaixada do Panamá certifica-se como a 63ª instituição internacional participante.

“Nós da embaixada nos sentimos privilegiados por ter recebido o grupo desta escola na nossa representação e por estarmos aqui, hoje, conhecendo o trabalho de vocês. Continuem perseguindo seus sonhos e metas, e estudem muito. Assim, vocês poderão fazer intercâmbios e serão grandes profissionais”, proferiu a representante diplomática.

A entrega de lembranças também simbolizou a relação amigável entre as instituições. Da parte da embaixada, presentearam a escola com diversas publicações, dentre eles livros de poesias de Gloria Young, uma das escritoras mais consagradas do Panamá. Já a escola, agradeceu a embaixada com uma placa de reconhecimento pelas contribuições prestadas e com uma muda para ser plantada nos jardins da representação.

Os visitantes ainda degustaram pratos típicos da culinária brasileira e conheceram as estruturas das salas de aula e coordenação da escola.

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais