29/11/2019 às 20:45, atualizado em 29/11/2019 às 21:15

Alargamento do Pistão Sul vai reduzir congestionamento

Ideia é concluir em 15 dias o trabalho, que começa neste sábado (30)

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Mais segurança: defesas metálicas serão instaladas nas faixas de rolamento | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), vai começar amanhã a obra de alargamento do viaduto sobre a linha do metrô, na DF-001. Os constantes congestionamentos na área são um problema antigo para os motoristas que trafegam ali. Passam pelo local 80 mil veículos por dia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A intervenção vai começar pela retirada das barreiras de concreto tipo New Jersey, que separam a faixa de rolamento, para que seja feita a readequação viária. A pista que tinha duas faixas de rolamento passará a ter três faixas, tanto no sentido Taguatinga-Plano Piloto quanto na direção contrária.

Com a redefinição dos espaços, as duas faixas de rolamento, que antes tinham 3,5m de largura, passam a ser três faixas com 3,4m de largura. Para separar os pedestres de veículos em distância segura, defesas metálicas serão instaladas nas faixas de rolamento. A providência dará a segurança adequada para a travessia.

“Eu sei que isso vai transformar o trânsito local. Quando a gente passar de duas faixas de rolamento para três faixas em cada sentido, o reflexo na vida das pessoas vai ser muito grande”, garante o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcanti.

Obra de alargamento terá início no viaduto sobre a linha do metrô na DF-001 | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

As modificações estruturais serão asseguradas por meio de obra direta do DER/DF. O valor da intervenção será calculado depois de concluído o serviço.

Solução a caminho

O polidor de veículos, Ronaldo Silva, 35 anos, trabalha em frente ao local e presencia todos os dias os problemas na via. “Eu fiquei satisfeito em saber que o governo buscou uma solução para nós. Todos os dias é a mesma coisa, batidas e gente buzinando nervosa devido ao engarrafamento”, lamenta.

Também trabalhador da região, Ângelo Severino, 44 anos, vê no trabalho do DER a esperança de uma solução. “Isso aqui era uma necessidade urgente nossa. Essa rua é um caos nos horários de pico. A gente espera que realmente funcione esse projeto dos engenheiros”, declara.