30/11/2019 às 21:10, atualizado em 02/12/2019 às 13:08

‘Quebra-nozes’ abre temporada do Natal na Praça

Espetáculo inédito na área em frente ao Palácio do Planalto e ao STF teve obra de Tchaikovsky, coral da UnB e, certamente, o Papai Noel. Programação vai até o dia 22

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Olhos atentos, celulares na mão com câmeras ligadas e muitos flashes: dezenas de famílias brasilienses foram neste sábado (30) à Praça dos Três Poderes para curtir o Natal na praça. A iniciativa do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo, foi prestigiada: idosos, adultos e, principalmente, crianças. 

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A chuva fina que caiu um pouco antes da apresentação foi ignorada pela garotada – que cantou emocionada com as apresentações. Foi um momento especial, que levou vida para os geralmente sisudos monumentos de Brasília: pela primeira vez na história da capital federal, o Papai Noel celebrou o Natal na Praça dos Três Poderes. “Que a alegria de estar aqui não seja só minha, mas de todos nós. Ho, ho, ho”, celebrou o velhinho.

Depois, o palco foi tomado por 140 vozes do coral Serenata de Natal, da UnB, regida por Natália de Carvalho – que escolheu para entreter os presentes músicas brasileiras ou mesmo adaptadas, como Noite Feliz. “Só o amor muda o que já se fez / E a força da paz junta todos outra vez / Já é hora de acender a chama da vida / E fazer a Terra inteira feliz”.  E todos soltaram a voz.

E com todo o encanto natalino, a turma do grupo Bailarinos de Brasília levou o espetáculo ao ápice com trechos do clássico balé O Quebra-nozes, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Para o bailarino Daniel Amaral,  encenar esse clássico natalino é um importante sentimento de amor. “É o que temos pela dança. Esperamos que o público consiga sentir que amamos o que fazemos”, comentou.  “Principalmente pela época de Natal, onde todos ficam mais sensíveis.”

Para a musicoterapeuta Hozani de Siqueira, a iniciativa foi louvável. “Achei uma apresentação belíssima. Estávamos precisando de ações assim, relativas à cultura, principalmente nesse período”, avaliou. 

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destacou as realizações na área cultural e turística. “Foi em abril que reinauguramos esse espaço – que permitiu iniciamos uma programação mensal com música e apresentações de balé”, lembrou.  “Oferecemos ao turista e à população local uma experiência única e damos vida aos nossos monumentos. Brasília merece esse cuidado”. 

Programação

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Até o dia 22, outros  corais interpretarão repertórios contendo canções natalinas e sacras na Praça dos Três Poderes.  As apresentações seguem sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30. Neste domingo (1º) foi a vez do  Coro Madrigal da UnB (20 vozes).

Na próxima semana, o Coral Adventista de Brasília subirá ao palco no sábado (7), e no domingo (8), o Coral do Senado. Na sequência, será a vez do conjunto Mais que palavras, da Presbiteriana Nacional; e, no dia 15, do coral infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco.

No dia 14, há também a passagem da Caravana de Natal, da Coca-Cola, com a presença do Papai Noel, ursos polares e músicas natalinas.

Para encerrar os festejos, entrarão em cena o coral Coro Encena (dia 21, sábado) e os corais Mokiti Okada de Brasília – Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (22, domingo).


Serviço

Natal na Praça

Onde: Praça dos Três Poderes

Quando: De 30 de novembro a 22 de dezembro. Sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30

30/11 – Serenata de Natal da UnB (140 vozes)

01/12 – Coro Madrigal da UnB (20 vozes)

07/12 – Coral Adventista de Brasília (40 vozes)

08/12 – Coral do Senado (35 vozes)

14/12 – Conjunto Mais que Palavras, da Presbiteriana Nacional (40 vozes)

15/12 – Coral Infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco (26 vozes)

21/12 – Coral Coro Encena (14 vozes)

22/12 – Corais Mokiti Okada de Brasília – Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (20 vozes)