30/11/19 9:26
Atualizado em 2/12/19 às 9:00

Recanto das Emas passa a contar com mais 20 ônibus

No total, 133 novos coletivos atenderão à Bacia 3, que engloba Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante

Os usuários de transporte coletivo em Recanto das Emas contarão com 20 novos ônibus a partir deste sábado (30). No total, 133 novos coletivos deverão circular nas regiões atendidas pela Bacia 3 até o final do ano. 

Dentro desse projeto, 25 ônibus já haviam sido entregues em 19 de novembro. Compõem a Bacia 3 as regiões de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante.

A renovação dos veículos estava prevista em licitação realizada em 2011 pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob). A intenção é melhorar a qualidade do transporte público do Distrito Federal e oferecer mais conforto para a população, motoristas e cobradores.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Segundo o diretor-executivo da Urbi, Lucas Santos, a nova frota tem motor capaz de reduzir em até 80% a emissão de partículas poluentes em relação ao modelo anterior. Os veículos contam ainda com suspensão pneumática e freio ABS, o que proporciona mais conforto e segurança para motoristas e usuários.

Nesse processo de renovação, 46 dos 133 veículos têm porta de acesso dos dois lados, que serão usados na faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). E 20 deles atenderão o Recanto das Emas.

A frota de ônibus do Distrito Federal é composta por 2.822 veículos, com idade média de 5,5 anos. Ao longo de 2019, 258 ônibus já foram trocados em todo o Distrito Federal e, até o final do ano, outros 470 serão substituídos – num total de 728 novos coletivos.

* Com informações da Secretaria de Educação