03/12/2019 às 21:37, atualizado em 04/12/2019 às 08:30

Kits para produtores rurais da Ponte Alta do Gama

Moradores da região também ouviram do governador Ibaneis o compromisso de que a DF-180 será recapeada ano que vem

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília

Kits agroflorestais vão beneficiar inicialmente 78 agricultores em todo o DF | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha participou nesta terça-feira (3) da solenidade de entrega de cerca de 500 kits agroecológicos, de irrigação e de sementes de milho e feijão para pequenos produtores rurais da Ponte Alta do Gama (veja mais no vídeo abaixo). O material foi preparado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os kits agroflorestais vão beneficiar inicialmente 78 agricultores em todo o DF. Por meio do material vai ser possível criar sistemas agroflorestais (SAFs), que são formas de uso da terra que combinam espécies arbóreas como frutíferas, agrícolas (hortaliças, plantas medicinais, cereais etc) e /ou animais.

Muito bem ambientado, Ibaneis lembrou sua origem de produtor rural. Ele falou que uma de suas primeiras atividades remuneradas foi a comercialização de produtos agrícolas que cultivava em uma propriedade que possuía no interior do Piauí.

“Sei a força do agronegócio. Falo com conhecimento de causa. Aos 11 anos percebi que no supermercado que eu trabalhava não tinha frutas e verduras porque, no interior, não tinha como chegar e ninguém produzia. Juntamente com meu avô montei um projeto de plantação de verduras com auxílio da Emater. Com três hectares passei a fornecer verdura para toda a cidade. Na sexta-feira, saía com a minha carrocinha, com os meus colegas, vendendo nas portas das casas. No sábado, às 4h da madrugada, eu ia para a feira da cidade levar tudo o que nós produzíamos”, contou o governador aos presentes.

[Olho texto=”Sei a força do agronegócio. Falo com conhecimento de causa” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já os kits de irrigação vão ajudar o agricultor a economizar água e insumos. Cada kit vem com materiais para auxiliar esse trabalho, como mangueira com alcance para irrigar uma área de mil metros quadrados e até uma caixa d´água de cinco mil litros.

A agricultora Cláudia Pires Ferreira Nunes, de 58 anos, estava entre as dezenas de pessoas contempladas com o kit agroecológico. “Quero agradecer ao governador por essa bênção que chegou para nós. Esse kit vai enriquecer muito as nossas chácaras. Quero dizer que nós confiamos nesse governador e vamos continuar apoiando ele”, disse a chacareira do assentamento Canaã (Brazlândia), visivelmente emocionada.

Recapeamento da DF-180

Durante a solenidade, moradores da região também pediram ao governador a recuperação da DF-180 – rodovia que liga a Ponte Alta à BR-060, uma das principais saídas do DF e por onde se escoa boa parte da safra produzida naquela comunidade. Ouviram dele o compromisso de que a obra sai no ano que vem.

“Logo que ingressei nessa pista eu disse: ‘Esse asfalto está muito ruim’. Então, na próxima cerimônia do ano que vem, com a participação dos agricultores dessa região, vamos entregar o asfaltamento dessa região”, assegurou.

Além do fomento à agricultura, cidadãos receberam de Ibaneis a garantia de recuperação da DF-180 | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O recapeamento ficará para o ano seguinte porque o orçamento deste ano, aprovado no governo passado, não contemplava qualquer benfeitoria para aquela região. “Nós recebemos um orçamento que veio do outro governo, que parece não ter tido preocupação com o homem do campo. Por isso os programas estavam todos desativados. Mas no próximo ano vamos fazer muitas entregas. Tenho cobrado muito isso”, acrescentou o governador.

A declaração de Ibaneis animou o produtor Robson Veira, 53 anos. Segundo o chacareiro, a péssima condição do asfalto prejudica o acesso de compradores dos produtos. “Eu cheguei a pedir que o ex-governador tirasse o asfalto todo – ou melhor, o que restava dele –, pois era preferível andar na terra”, relembra Vieira, que foi ao evento para justamente pedir a benfeitoria e saiu de lá com a palavra dada pelo governador.

Assista ao vídeo: