05/12/2019 às 13:35, atualizado em 05/12/2019 às 13:36

Secretários de Turismo de todo o país participam de reunião

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo elege novo presidente e debate temas do segmento

Por Agência Brasília *

Belo Horizonte /MG - 04/12/2109 - Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça paricipa da Reuniao da Fornatur. Fotos: Roberto Castro/Mtur

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, representou o DF na reunião extraordinária do Fornatur | Foto: Roberto Castro/MTur

Em Belo Horizonte (MG), foi realizada, na quarta-feira (4), a 8ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Na ocasião, tomaram posse como presidente e vice-presidente do Fornatur, respectivamente, Bruno Wendling e Otávio Leite, atual secretário de Turismo do RJ.

A reunião teve como pautas principais o balanço dos avanços do setor neste ano e as expectativas, ações e projetos para 2020. Também foi definida a nova configuração do Fornatur, que passa a ser dividido em dois núcleos.

 “O núcleo executivo vai definir demandas que serão apresentadas ao MTur [Ministério do Turismo], Embratur [Empresa Brasileira de Turismo] e Abav [Associação Brasileira de Agências de Viagem], ou seja, a gente vai incentivar e influenciar a política pública”, informa Bruno Wendling. “Já o núcleo político definirá prioridades das pautas que estão no Congresso, estratégias e [vai] articular de acordo com o que for deliberado”.

Políticas públicas

Vice-presidente da secção Centro-Oeste do Fornatur, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou do encontro e avalia: “É importante reunir o colegiado para debatermos sobre um plano de ação para o próximo ano. Temos que nos unir para construir políticas públicas de fomento ao turismo”.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, também estiveram presentes e debateram sobre temas entre os quais se destacam a transformação da Embratur em agência e a questão das passagens aéreas e seus preços por conta da redução do ICMS.

Em sua fala, Álvaro Antônio comentou que o sucesso de cada estado é importante para o Brasil. “Que essa consciência se transforme em ações concretas, por isso estamos cada vez mais próximos”, declarou. “Os debates aqui são pautas importantíssimas para nós.”

* Com informações da Secretaria de Turismo