06/12/2019 às 09:28, atualizado em 06/12/2019 às 11:48

Benfeitorias transformam o Setor O de Ceilândia

Trabalho de recapeamento de ruas, operação tapa-buracos, recolhimento de entulhos e limpeza de bocas de lobo levam dignidade a moradores

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Morador do Setor O, Venâncio da Silva comemora intervenções: “Eu vejo que as coisas estão melhorando” | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“Há muitos anos nós estávamos esperando, mas tudo tem o seu tempo e a sua hora. Essa melhoria valoriza a porta da nossa casa. Eu vejo que as coisas estão melhorando.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A frase é de Venâncio Silva, 75 anos, morador do Setor O de Ceilândia. Ele faz referência aos cuidados realizados pelo Governo do Distrito Federal por meio do programa GDF Presente em sua região (veja algumas ações na ilustração abaixo).

Obras como o recapeamento da via de acesso à EQNO 18/19 são parte dessas melhorias. Serão 70 metros de nivelamento, serviço de execução de base, terraplanagem, subleito, leito e base.

A obra ajudará na trafegabilidade dos moradores, pois facilitará o acesso à DF 070 e à Via Estrutural. Antes eles tinham que fazer todo o percurso pela Via Central para sair até o terminal do setor, e só depois acessar a DF 070. Agora esse problema está com os dias contados e, enfim, os cidadãos vão chegar com facilidade ao Plano Piloto.

Parceira do programa, Novacap recolheu na região 700 toneladas de entulhos | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O diretor de Obras da Administração de Ceilândia, Sergio Pimenta, conta que o recapeamento desse trecho é um desejo dos moradores há mais de 30 anos. “Ficamos felizes em ver que realmente estamos ajudando. O objetivo é continuar o trabalho. Recentemente fizemos um acesso à EQNO 18, que beneficiou bastante os moradores. E eu já adianto que vamos fazer outros acessos aqui no Setor O.  O trabalho não para”, garante o engenheiro.

Esta é uma obra realizada de forma direta pela Administração Regional de Ceilândia em parceria com o GDF Presente, que forneceu mão de obra e maquinário. Já a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) cedeu cinco toneladas de massa asfáltica, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) disponibilizou 15 toneladas do produto.

A previsão é de que o recapeamento seja concluído nesta sexta-feira (6).

Confira outras ações do GDF Presente

Recapeamento de vias de acesso estão entre as ações do GDF Presente | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

São mais de 70 pessoas envolvidas no trabalho, em grupos que se espalharam por todos os cantos do Setor O. A Novacap já realizou a poda de dez árvores, recolheu 700 toneladas de entulhos, desobstruiu 12 bocas de lobo e tapou 75 buracos – tudo em apenas três dias. Também estão sendo realizados o nivelamento e a compactação da estrada vicinal Núcleo Rural Alexandre Gusmão.

A moradora Elza Beatriz da Silva, 65 anos, também tem acompanhado as intervenções. “Eu já briguei várias vezes por melhorias aqui. Eu tenho percebido que o governo está melhorando e conhecendo melhor as nossas necessidades e, automaticamente, chegando mais até nós. Eu vejo que o trabalho está aparecendo”, conta.