06/12/2019 às 12:05, atualizado em 09/12/2019 às 11:15

Centenário de Claudio Santoro é tema de dupla homenagem

Orquestra Sinfônica vai participar da exibição do filme Santoro – O Homem e sua Música, terça-feira (10), no Cine Brasília

Por Agência Brasília *

Sinfônica se apresentará na exibição do filme em um formato que promete surpreender o público | Foto: Secretaria de Cultura/Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro fará na próxima terça-feira (10), no Cine Brasília, um concerto para homenagear o centenário do maestro (1919-1989), patrono do teatro e da formação musical. A sinfônica se apresentará simultaneamente com a exibição do filme Santoro – O Homem e sua Música (2015) do cineasta inglês radicado no Brasil John Howard Szerman. O formato desse encontro entre sinfônica e filme promete surpreender o público.

“A orquestra está acostumada a dialogar com outras linguagens, e será uma experiência interessante na terça-feira, acredito que o público aprovará”, diz o regente da Sinfônica, Claudio Cohen. “Não vou dar nenhum spoiler, mas pessoas com quem conversei acharam a ideia do que vamos fazer muito original”, complementa Szerman.

O filme de Szerman traz um panorama das fases profissionais e pessoais do músico, compositor e maestro Claudio Santoro. Ele conta que a ideia do filme foi da viúva de Santoro, a coreógrafa Gisèle Santoro, que queria fazer uma peça audiovisual para resgatar a sua obra.

“Passei três dias inteiros gravando as memórias dela sobre ele e, com isso, preparei um roteiro que sofreu algumas alterações até aquele que foi apresentado na captação de recursos junto ao Fundo de Apoio à Cultura”, conta o diretor.

Prêmios
Santoro – O Homem e sua Música concorreu na mostra competitiva do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2015, e arrematou prêmios da Câmara Legislativa do Distrito Federal – melhor longa, direção e trilha sonora –, Prêmio Exibição TV Brasil e Marco Antônio Guimarães, conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro para a obra que melhor utilizou material de pesquisa cinematográfica brasileira.

Szerman diz que o objetivo do longa foi contar a história do maestro nascido em Manaus, de formação musical no Rio de Janeiro e radicado em Brasília, onde formou gerações de músicos na Escola de Música da UnB, criada por ele. No ano passado, Santoro – O Homem e sua Música passou por nove capitais.

Companheira de Santoro por 26 anos, Gisèle se emociona ao falar do maestro: “Claudio foi excepcional em tudo que fez como músico e compositor, mas acredito que foi como professor que mostrou seu maior brilho”.


Serviço
Exibição do filme Santoro – O Homem e sua Música, com participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Regência: Cláudio Cohen
Entrada: Cobrança de ingresso a R$ 12 (inteira). Bilheteria só aceita dinheiro.
Acesso por ordem de chegada até lotação do espaço. Os portões são abertos às 19h15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19h30 para o público em geral.
Cine Brasília, EntreQuadra Sul 106/107
Dúvidas e informações: 2017-4030