06/12/2019 às 18:29, atualizado em 06/12/2019 às 18:31

COPs de São Sebastião e Parque da Vaquejada celebram nove anos

Unidades reuniram centenas de pessoas durante o dia de comemoração

Por Agência Brasília *

Foto: Secretaria do Esporte e Lazer / Divulgação

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de São Sebastião e o Parque da Vaquejada comemoraram nove anos nesta sexta-feira (6). A festa, aberta para toda a comunidade, contou com a presença de alunos, atletas, professores e famílias. As crianças se divertiram em brinquedos como cama elástica, muro de escalada e piscina de sabão, e também lotaram as quadras de esporte das unidades.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante as comemorações,  a subsecretária dos COPs, Andréa Barbosa, juntamente com os demais professores da unidade de São Sebastião, prestaram homenagem a dois integrantes da equipe. O gerente pedagógico Raphael Brum e o professor de goalball Gabriel Goulart receberam diploma de honra ao mérito pela dedicação, esforço e constante aprendizado sobre a prática esportiva.

“Para a Secretaria de Esporte e Lazer, os serviços prestados pelos COPs à população são fundamentais para o incentivo à prática esportiva das nossas crianças e adolescentes. E também para a melhora na qualidade de vida de adultos e idosos. Para tudo isso, é muito importante o reconhecimento do trabalho e da dedicação dos nossos professores e orientadores, no dia a dia das unidades”, destaca Andréa Barbosa.

Festa no parque

Mais de mil pessoas passaram no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaqueja, em Ceilândia, para celebrar o aniversário da unidade. Após cantar os parabéns, o gerente pedagógico, Rodrigo Rodrigues,  foi homenageado pelos serviços prestados à unidade.

“Estou há 9 anos aqui no centro. Comecei como professor, passei pela coordenação de PcD e, agora, estou como gerente. Eu já passei por todas as fases aqui da unidade, e por transformações pedagógicas”, disse Rodrigo.

“Aqui a gente tem diversos exemplos de como o esporte pode transformar a vida de uma pessoa. Já vi até aluno que chegou numa cadeira de rodas e hoje pratica natação e até corre. É uma imensa satisfação ver esses resultados”, acrescentou o coordenador pedagógico.

São Sebastião

O COP de São Sebastião atende, atualmente, a 3.286 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, matriculadas em 23 modalidades esportivas – 29 delas fazem parte do Projeto Futuro Campeão Tênis. A modalidade paralímpica goalball é destaque na unidade e atrai atletas de vários estados e cidades do DF. O local recebe mais de 4 mil pessoas em seu Espaço de Convivência e Lazer aos finais de semana.

Parque da Vaquejada

O COP Parque da Vaquejada tem 3.145 alunos matriculados em 25 atividades esportivas. Além disso, o local já recebeu cerca de 5,8 mil pessoas em seu Espaço de Convivência e Lazer, programa que abre a unidade aos finais de semana para a comunidade.

A unidade é a única que oferece a capoterapia. A atividade atrai mais de 100 pessoas, semanalmente, ao local. Os idosos, que integram boa parte das duas turmas disponíveis, entram no compasso do berimbau para extravasar a energia nas primeiras horas da manhã – o método é considerado até uma variedade de terapia alternativa. O responsável pela aula é o mestre Márcio Clayton Barbosa Viana.

Além da capoterapia são praticados na unidade atletismo, bocha, estimulação básica, estimulação global-I, estimulação global-II, natação, programa de inclusão, projeto esportivo, atividade física orientada, atletismo, basquetebol, capoeira, karatê, desenvolvimento motor, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica rítmica, hidroginástica, jiu-jitsu, natação,  pilates, tênis e voleibol.

 

* Com informações da Secretaria do Esporte e Lazer