06/12/2019 às 20:16

Formatura celebra ensino no sistema prisional

40 alunos se formaram pelo ensino de jovens e adultos da Secretaria de Educação

Por Agência Brasília *

A sexta-feira (6) foi especial para estudantes do sistema prisional. Com direito a formatura e apresentação de teatro, internos comemoraram a conclusão de etapas de ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa oferecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

A celebração foi no Complexo Penitenciário da Papuda, onde há quatro núcleos de ensino sob responsabilidade da SEEDF. No total, 40 alunos se formaram pelo ensino de jovens e adultos, dos quais nove formandos no 1º segmento (ensino fundamental, anos iniciais), 22 concluintes do 2º segmento (ensino fundamental, anos finais) e outros nove estudantes no 3º segmento (ensino médio).

Para enriquecer o evento, o grupo de teatro Entreato, formado por detentos, subiu ao palco para apresentar o espetáculo Amor: o eterno aprendizado, reunindo adaptações de obras que abordam o tema.

A diretora de Educação de Jovens e Adultos da SEEDF, Lilian Sena, destacou a importância da educação no sistema prisional.

“Os detentos que participam das aulas apresentam um comportamento melhor e uma relação mais afetiva com a família, fruto do papel de ressocialização do ensino. Além disso, aqueles que conseguem o certificado de ensino saem da pena com mais condições de serem reinseridos no mercado de trabalho”, afirmou a educadora.

Atualmente, a Secretaria de Educação conta com seis núcleos de ensino no sistema prisional, dos quais quatro na Papuda, um na Penitenciária Feminina do DF e um no Centro de Progressão Penitenciária, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Ao todo, 88 professores do CED 01 de Brasília ministram as atividades para 1,6 mil internos matriculados na rede de ensino.

 

* Com informações da Secretaria de Educação