07/12/2019 às 21:37, atualizado em 07/12/2019 às 21:39

Milhares de pessoas coloriram as avenidas de Brasília durante passeio ciclístico

Governador em exercício Paco Britto participou da largada da 7ª edição do Bora de Bike Luzes de Natal

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Mais de três mil pessoas de todas as idades participaram, na noite deste sábado (7), da sétima edição do passeio ciclístico Bora de Bike Luzes de Natal, idealizado pela Rede Record. Entre elas, o governador em exercício, Paco Britto, que esteve na largada do evento, em frente ao Palácio do Buriti. A novidade deste ano é o percurso noturno – nas outras edições o passeio ocorreu durante o dia. Foram nove quilômetros de trajeto até a Praça das Bandeiras e retorno ao Buriti.

Paco Britto, acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff e do filho caçula Flávio Britto, foi recebido pelo diretor geral da Rede Record, Luciano Ribeiro. Paco agradeceu à diretoria da emissora pela prestação de serviços à comunidade. “Essa conscientização de paz no trânsito é muito importante, porque Brasília já foi referência na faixa de pedestres, agora, com esses eventos que a Record patrocina e nos proporciona, nós seremos referência em respeito ao ciclista e ao pedestre”, enfatizou.

Concordou com ele, o diretor Luciano. “O Bora de Bike promove a cultura da bike como meio de transporte e mobilidade”, acrescentou. Famílias inteiras – crianças, jovens, adultos e da terceira idade – percorreram o trecho de nove quilômetros, cuja concentração foi na Praça Cívica em frente ao Buriti. Durante todo o trajeto, os ciclistas contaram com a segurança proporcionada pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito (Detran/DF) e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/DF), que, no local da concentração, em tendas, ministraram palestras sobre segurança no trânsito. Além dessa parceria, inclusive com empresas privadas, o evento contou com o patrocínio do Banco de Brasília (BRB), com a presença do presidente, Paulo Henrique Costa.

“Mar de ciclistas”

Os milhares de ciclistas estavam uniformizados com camisetas azuis customizadas contendo refletores e acessórios, como colares luminosos, fornecidos em um kit pela Rede Record. Para garantir a segurança dos participantes, dois trios elétricos conduziram os ciclistas durante o trajeto.

No meio do mar de ciclistas, devidamente uniformizada, estava a família de Águas Lindas de Goiás: o churrasqueiro Leo Rodrigues Ramos, 53 anos, que levou a esposa, a cozinheira Beth de Oliveira, e a filha, estudante de 17 anos, Maria Eduarda. “Elas vieram pela primeira vez. Mas eu já participei da terceira edição. Nós gostamos de pedalar, tanto é que nem a chuva, que caiu antes, nos impediu de participar. É muito bom para a saúde; é uma paixão!”, valorizou o goiano. “O mais difícil é convencer minha filha, adolescente que é, deixar celular e computador para sair de casa. Mas, aqui, ela veio”, contou, orgulhoso.
A última edição do passeio ocorreu em setembro. Nesta edição, estiveram, no evento, os deputados federal Júlio César e distrital Martins Machado; o empresário Paulo Octávio, entre outros.