09/12/2019 às 16:37

Mutirão atendeu quase 600 pessoas no Hran

Iniciativa que mobilizou mais de 40 dermatologistas faz parte da campanha nacional de combate à doença, o Dezembro Laranja

Por Agência Brasília *

Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza ações do Dezembro Laranja, voltado para os cuidados com a pele, principalmente a prevenção ao câncer. Uma parceria com o Ambulatório de Dermatologia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) mobilizou mais de 40 dermatologistas, entre servidores do hospital, residentes e voluntários e 13 salas da unidade. Ao todo, 584 pessoas foram atendidas, 58 cirurgias realizadas e outras 69 já estão agendadas para janeiro de 2020.

A diretora do Ambulatório de Dermatologia do hospital, Beatriz Medeiros Ribeiro, que também fez atendimentos durante a força-tarefa, ficou satisfeita com a organização do evento. 

Foto: Cristiano Eduardo/SBD-DF

“Atendemos pessoas com problemas sérios de saúde. Inclusive, realizamos algumas pequenas cirurgias. Outros casos tiveram as cirurgias agendadas para o mês que vem. É bom destacar que o Hran foi o que mais atendeu no Brasil todo”, comemorou a médica.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, esteve no evento e falou da importância da prevenção ao câncer de pele, o mais presente no Brasil: “Se detectado no início da doença, a pessoa consegue um tratamento eficaz”, lembrou.

O ambulatório do Hran é muito bem equipado, com vários profissionais da dermatologia especializados que realizam este atendimento de rotina durante todo ano. 

Foto: Cristiano Eduardo/SBD-DF

Ao lembrar que o câncer de pele é o de maior incidência no país e que um diagnóstico precoce é primordial para o sucesso do tratamento, o secretário falou do serviço prestado no DF.

“É um ambulatório extremamente equipado, com tecnologias que existem em poucos lugares no Brasil. Aqui no Centro-Oeste, o ambulatório do Hran é referência para o atendimento desses pacientes”, destacou Okumoto.

A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no DF, Cristina Salaro, falou da importância de não se expor ao sol e de usar o filtro solar todos os dias, especialmente o de fator solar nº 30. “Deve-se usar principalmente nas áreas expostas. Também é preciso evitar o sol das 9h às 15h, que é o pico da radiação solar. Nos outros horários, ainda assim, é preciso usar filtro solar, boné, chapéus e roupas com proteção UVB”, aconselhou a dermatologista.

Durante o Dezembro Laranja, haverá campanhas informativas sobre o tratamento e as formas de prevenção ao câncer de pele.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF