09/12/2019 às 18:12, atualizado em 09/12/2019 às 18:22

Saúde lança campanha e estimula solidariedade no Natal

Além de estimular doação de sangue, iniciativa visa arrecadar brinquedos e materiais diversos para moradores de rua

Por Agência Brasília *

Hemocentro pretende receber 80 doações de sangue em 19 de dezembro | Foto: Matheus Oliveira / Secretaria de Saúde

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Secretaria de Saúde lançou duas campanhas de solidariedade para este final do ano com o objetivo de mobilizar servidores da pasta. Uma delas, intitulada Natal com amor, servidores solidários, tem o objetivo de arrecadar materiais de higiene pessoal, roupas, calçados, mochilas, bolsas e brinquedos para doação a moradores de rua. Os donativos podem ser entregues no Núcleo de Educação Permanente em Saúde e na administração central da Secretaria de Saúde.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A entrega aos moradores de rua será feita por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Como eles têm o cadastro de moradores de rua e parceria com a Secretaria de Saúde, optamos por entregar as doações para eles”, comenta a diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas da Secretaria de Saúde, Diluana Oliveira.

“Natal é época de celebração e festividades. Nós pensamos em proporcionar às pessoas vulneráveis socialmente, e em situação de rua, um gesto de acolhimento e carinho, levando-lhes doações que possam melhorar sua autoestima e sua saúde”, destaca a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida.

Natal com Amor

O período de arrecadação vai até 20 de dezembro. As caixas coletoras estão instaladas próximas aos pontos eletrônicos na sede da secretaria e nos 11 Núcleos de Educação Permanente em Saúde.

Sangue

Outra campanha foi denominada O servidor dá o sangue pela SUA saúde. Em 19 de dezembro, servidores do GDF poderão doar sangue no Hemocentro. Além de estimulara a doação, a iniciativa pretende criar a cultura interna sobre a importância de manter o banco de sangue sempre abastecido para salvar a vida de cidadãos que precisarem.

Poderão ser feitas 40 doações pela manhã e a mesma quantidade no período vespertino. Os servidores interessados em participar da ação devem entrar em contato com o Hemocentro, informar que é servidor e que deseja participar da campanha.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 160, opção 2, ou no 0800 644 0160. E também pelo site?. O horário de atendimento telefônico é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

“Sabemos ser salutar para os bancos de sangue, principalmente nas épocas festivas. Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas, devido à dificuldade com alguns subtipos [A, B e AB], além dos subtipos com fator RH negativo, esperamos uma adesão significativa de quem tem essas tipagens sanguíneas”, observa Silene Almeida.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde