11/12/2019 às 17:55

Apresentação do Quebra-Nozes com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Natal sinfônico acontece de 17 a 21 de dezembro no Cine Brasília

Por Agência Brasília *

O sentimento de Natal ganhará o Cine Brasília aos primeiros acordes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro de 17 a 21 de dezembro. O Natal Sinfônico traz, no repertório, clássicos natalinos e suíte do tradicional Quebra Nozes, de Tchaikovsky, que serão acompanhados pelo corpo de baile do Ballet de Brasília.

São 20 bailarinos e convidados especiais que dançarão a estória da personagem Clara e do príncipe Quebra-Nozes no Reino dos Doces, fantasia infantil imortalizada em tantas histórias. “Estamos ensaiando febrilmente três horas por dia há mais de um mês”, conta a diretora artística do Ballet de Brasília, Gisèle Santoro. O trabalho, coreografado pela filha Giselinha, traz em pouco mais de meia hora o segundo ato da obra do compositor russo.

A solista que fará o papel da fada açucarada será a brasileira Maria Carolina Marcello, contracenando com o bailarino e professor cubano Luis Ruben Gonzalez no papel do soldado que dá vida ao quebra-nozes.

A principal dificuldade de dançar este espetáculo, segundo Gisèle, é a necessidade de versatilidade, pois o balé traz coreografias, passos típicos e músicas regionais de Espanha, Arábia, China e Rússia, por exemplo.

O espetáculo terá também outras músicas natalinas, entre clássicos do austríaco Johan Strauss Jr., do norte-americano Leroy Anderson e das trilhas sonoras de filmes que têm como pano de fundo a festa cristã, caso de “O Expresso Polar” (Robert Zemecks, 1995) e de “Frozen” (Chris Buck, Jennifer Lee, 2013).

“Não há como fugir do repertório tradicional desse período de festas em todo o mundo”, comenta Claudio Cohen, que regerá a apresentação, com duração prevista de 90 minutos. Ele também explica que para receber a apresentação especial, o Cine Brasília passará por modificações temporárias. Serão retiradas as três primeiras filas de assentos para acomodar os músicos da orquestra, deixando o palco para o corpo de baile.

Cohen dá uma pista do que será apresentado e convida o público para comparecer a uma das cinco noites. “O filme Frozen foi lançado em época de Natal, e as crianças gostam muito desta aventura congelante. É certamente atração para toda a família”.

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Brasília, em dinheiro, ou pelo aplicativo Sympla. A entrada custa R$ 12 a inteira. O espetáculo ficará em cartaz até 21 de dezembro sempre às 20hs.

Natal Sinfônico

17 a 21/12 às 20h

Programa

Tchaikovsky, “Suíte Quebra-Nozes” (1892);

Leroy Anderson (1908-1975) “Christmas Festival” (1950) e “Passeio de Trenó” (1948);

Johann Strauss Jr., “Trisch Trasch Polka” (1858), “Danúbio Azul” (1867), “Abertura de O Morcego” (1874)

Alan Silvestri, “Polar Express” (2004)

Christophe Beck, “Frozen” (2013)

Ingressos a R$ 12 (inteira) na bilheteria do Cine Brasília (pagamento somente em dinheiro) ou pelo aplicativo Sympla (https://www.sympla.com.br/natal-sinfonico—suite-do-bale-o-quebra-nozes__737147).

18h15 – Abertura da bilheteria

19h15 – Abertura dos portões para acesso prioritário

19h30 – Abertura dos portões para não-prioridades

20h – Início do espetáculo

Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107

Dúvidas e informações: 2017-4030

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa