11/12/2019 às 09:59, atualizado em 11/12/2019 às 14:45

Hran e HRG ganham reforço no setor de pediatria

Além de especialistas oriundos de Santa Maria, novas contratações foram aprovadas para essas unidades

Por Agência Brasília *

A pediatria do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ganhará reforço. Profissionais que atuavam no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foram remanejados para aquela unidade, após escolherem não permanecer no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF). Ao todo, a medida representa 200 horas a mais ofertadas aos pacientes.

“Há um tempo, o Hran estava atendendo somente pacientes pediátricos classificados como vermelho, pois estávamos apenas com um plantonista; agora, pouco a pouco, estamos conseguindo restabelecer as escalas”, comemora o diretor do Hran, Leonardo Ramos.

“Por ser um hospital em região centralizada e devido à população estar sem atendimento de emergência de pediatria naquela unidade, optamos por reforçar o quadro de lá”, explica a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Lucilene Florêncio. “Além disso, era um desejo expresso dos profissionais oriundos de Santa Maria”. Com a operação, poderão ser escalados três pediatras no turno matutino e outros dois à tarde e à noite.

Região Sul

O Hospital Regional do Gama também receberá novos profissionais | Foto: Breno Esaki / SES

Outra unidade que deverá ter reforçado o setor de pediatria é o Hospital Regional do Gama (HRG). A subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, informa que todos os profissionais aprovados em concurso da especialidade pediatria deverão ser lotados na Região de Saúde Sul, à qual o HRG pertence. “Com isso, esperamos reabrir o pronto atendimento infantil do HRG, que é uma determinação do governador Ibaneis Rocha desde o início do governo”, destaca.

Ao todo, foram convocados 15 pediatras em 28 de novembro deste ano. Eles têm 30 dias para tomar posse e cinco dias úteis para entrar em exercício. Com isso, espera-se que comecem a atuar em janeiro de 2020.

Outra determinação da secretária-adjunta de Assistência à Saúde foi a lotação de cirurgiões convocados para atuar no Hospital Regional de Planaltina (HRPl). Dessa especialidade, foram chamados dez profissionais, que também devem começar a trabalhar em janeiro de 2020.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)