11/12/2019 às 20:24, atualizado em 12/12/2019 às 16:26

Calçadas com piso especial chegam a Santa Maria

Para 2020, estão previstas as obras de construção de mais 13 mil metros quadrados de calçadas

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Obas beneficiarão cerca de 120 mil moradores | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal tem trabalhado para promover a acessibilidade e garantir a segurança das pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida. Em Santa Maria, por exemplo, estão em construção 4,5 mil metros quadrados de calçadas com acesso especial. Desse total, cerca de 550 metros quadrados já estão prontos. As obras custam R$ 157 mil e são custeadas pela própria administração regional, com execução de serviços sob responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O  coordenador de Obras da Administração Regional de Santa Maria, Paulo Ricardo Almeida, destaca a importância que as obras têm para a região, que possui cerca de 120 mil moradores. Segundo Paulo, os serviços executados atendem a uma das mais antigas e urgentes demandas da comunidade.

Maria Lúcia comemora obras em sua região: “Com calçadas novinhas e com rampas, vai ser bom demais” | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

“Em primeiro momento priorizamos as áreas escolares por causa da necessidade dos alunos”, resume o coordenador.

A dificuldade de locomoção é uma situação que Maria Lúcia da Conceição, 60 anos,  conhece bem. Moradora de Santa Maria há mais de 25 anos, ela usa cadeira de rodas há cerca de um ano.

“Vai ser bem melhor para nós, vai facilitar bastante nossa locomoção. Quando não tem rampa ou as calçadas estão ruins é muito difícil nos locomovermos. Agora, com calçadas novinhas e com rampas, vai ser bom demais”, comemora.

Para 2020 estão previstas as obras de construção de mais 13 mil metros quadrados de calçadas em Santa Maria.

Estão entre os locais em obras: BRT; Centro de Ensino Fundamental 316; Jardim de Infância 116; Centro Educacional Expoente – CL 307; QR 307; Centro de Ensino Fundamental 308; Centro de Ensino Médio 417; Escola Classe 116; e Centro de Educação Infantil 203.

Obras em áreas escolares foram priorizadas pela administração regional | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Saiba mais sobre Santa Maria

A região administrativa está localizada há cerca de 26 quilômetros de Brasília. A localidade é rodeada por dois ribeirões, Alagado e Santa Maria, que batiza a região.

Ocupando uma área de 211 quilômetros quadrados, Santa Maria passou a figurar oficialmente no mapa do Distrito Federal em 10 de fevereiro de 1993, por meio da publicação do Decreto nº 14.604.