11/12/2019 às 19:01

Sedes e CBMDF reforçam parceria para 2020 na área socioassistencial

Grupo de trabalho vai estudar ações para capacitação dos militares em funções diversas

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Corpo de Bombeiros Militar vão instituir ação unificada de atendimento das famílias e usuários dos programas sociais da corporação no próximo ano. Com este objetivo, nos próximos dias um grupo de trabalho com servidores da secretaria será formado para examinar a melhor forma de implantação da iniciativa.

Na tarde desta quarta-feira (11), durante solenidade no Auditório Coronel José Nilton Matos (Academia de Bombeiro Militar do DF), o titular da Sedes, Ricardo Gutarres, e o subcomandante-geral do CBMDF, coronel Reginaldo Ferreira de Lima, assinaram a ordem de serviço para início das atividades do grupo de trabalho.

Os estudos têm três focos: atuação em casos de emergência e calamidade, Bombeiro Mirim e Bombeiro Amigo.

O objetivo é capacitar militares a fazer os fluxos de acolhimento e encaminhamento mais adequados em casos como enchentes, desabamentos e afins. E, além disso, a identificar vulnerabilidades dos inscritos em programas assistenciais, sejam crianças, jovens ou adultos, e também para que executem os devidos procedimentos e serviços da Política de Assistência Social do DF.

Após o relatório do grupo de trabalho, uma portaria vai ser editada detalhando como devem ocorrer as ações.

CadÚnico

A atuação conjunta entre Sedes e CBMDF começou neste ano, quando os órgãos firmaram parceria para reforçar nos procedimentos de averiguação, revisão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

Desde o início da parceria, que transcorreu entre abril e outubro, 85 bombeiros foram capacitados e atenderam em 19 grupamentos. Por meio desse reforço foram disponibilizadas 32.080 vagas, seja via telefone (156) ou pelo site www.sedes.df.gov.br.

 

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social