11/12/2019 às 16:27, atualizado em 11/12/2019 às 16:28

Vêm aí chuvas fortes e rajadas de ventos 

Aviso de alerta via SMS nesta quarta-feira foi enviado para população cadastrada. Inmet orienta não se abrigar sob árvores e evitar banhos em piscinas

Por Agência Brasília *

A previsão para esta quarta-feira (11) é de chuvas intensas, com ventos entre 40km/h e 60km/h para a região do Distrito Federal. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O Instituto orienta ainda não se abrigar debaixo de árvores, por haver risco de queda e descargas elétricas.  

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu alerta – por meio de seu sistema via SMS – no início da tarde desta quarta-feira (11), aos brasilienses. 

Uma das recomendações do órgão é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, em casos de destelhamento.

Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar do DF deverá ser acionado, pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.


Recomendações

Em casa
Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Na rua
Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio. Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios.

É importante também não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Em piscinas
A orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.

Em veículos
A dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro imediatamente e buscar um local seguro.



* Com informações da