13/12/2019 às 19:06, atualizado em 13/12/2019 às 19:10

Plano Piloto recebe nova ação de limpeza do GDF Presente

Serviços como recolhimento de entulho e operação tapa-buracos beneficiaram a região nesta sexta-feira (13)

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Equipe de obras atua com seis caminhões na Vila Planalto | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal promoveu na manhã desta sexta-feira (13) diversas atividades de manutenção, limpeza e retirada de entulhos no Plano Piloto. Também foram limpas as passarelas subterrâneas que dão acesso às superquadras sul 111, 311, 112 e 312. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos na região até 20 de dezembro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na Vila Planalto, por exemplo, em apenas um dia já foram recolhidas mais de 30 toneladas de lixo e entulho acumulados em um terreno público. De acordo com moradores, grande parte desse material é descartado por restaurantes que funcionam nos arredores. O lixo foi recolhido, mas Alexandro César, coordenador do Polo Central Adjacente I, núcleo sob responsabilidade do GDF Presente, pede o envolvimento e a contribuição da sociedade.

“A maioria do lixo aqui é de restaurante, o odor é terrível. A equipe do GDF Presente está com uma força-tarefa com seis caminhões no local. Mas tem que haver um esforço da comunidade em não jogar [lixo], pois a gente vai retirar e a comunidade vai trazer novamente para cá. Sem contar que isso pode trazer muitas doenças, como dengue e proliferação de animais peçonhentos”, lamenta.

As melhorias chegaram à Vila Planalto. O músico Roberto Severino, 57 anos, morador da comunidade, conta que o mau cheiro tem incomodado muito sua rotina diária. “Quando vou fazer minhas atividades, eu tento passar o mais longe possível daqui, principalmente quando tem variação de clima. O cheiro fica muito forte. As pessoas têm que usar o bom senso”, reclama.

Toneladas de entulho serão retiradas do Plano Piloto até 20 dezembro | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Também já foram realizadas operações tapa-buracos no acesso ao Eixinho Sul, sentido volta do balão do aeroporto, e nos arredores do Brasília Shopping. A equipe segue empenhada em acabar com os buracos no Plano Piloto.

“Trata se de um trabalho de continuidade. Principalmente após chuvas intensas e ventos fortes em todo Distrito Federal. Mas nós estamos atentos e trabalhando muito para amenizar todos os problemas”, completa o coordenador do Polo Central Adjacente I.