15/12/2019 às 20:13, atualizado em 15/12/2019 às 20:22

Parque das Copaíbas é aberto com inauguração de trilha

São 4,3 km totalmente sinalizados, ideais para pedaladas e passeios, em meio ao Cerrado bem preservado, com campo, mata de galeria e até uma cachoeira

Por Agência Brasília*

Parque das Copaíbas foi aberto com espaço para caminhadas e ciclovias em área de Cerrado bem preservada. Foto: Lucas Gomes-Brasília Ambiental

Uma trilha ecológica para ciclistas e caminhadas é a atração do Parque das Copaíbas (Lago Sul). A inauguração do percurso fez parte da abertura da unidade de conservação do Brasília Ambiental, ocorrida neste domingo (15), em evento que contou com as presenças do presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, de representantes das Associações de Moradores da QI 28 e da Associação Preserve QI 26.

“Estamos entregando um sonho das comunidades da Região Lago Sul. O Parque das Copaíbas está sendo aberto com a participação de todos, das lideranças comunitárias, das associações, dos ciclistas e dos caminhantes. O parque é da comunidade, da população do DF. Estamos todos de parabéns!”, enfatizou Edson Durte.

Os visitantes podem agora usufruir de uma trilha de 4,3 km totalmente sinalizada, onde poderão realizar suas pedaladas e passeios, em meio ao Cerrado muito bem preservado, com campo, mata de galeria, e até uma cachoeira de água bem limpa. “Excelente iniciativa de abrir com uma trilha ecológica, pois ganhamos uma bela opção de lazer e assim podemos desfrutar, pedalando, a natureza”, disse o militar e ciclista Robson Teixeira.

Conforme descreveu advogada Célia Silva, a unidade ambiental passava muito insegurança, pois havia uma ocupação ilegal dentro no parque. “Agora com a retirada dos invasores e com as melhorias feitas, podemos, enfim, caminhar e vislumbrar essa belíssima paisagem”, destacou.

A construção da trilha contou com apoio de equipes da Educação Ambiental e brigadistas ambientais do Brasília Ambiental, da Administração do Lago Sul, da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), da Novacap, da Associação dos Moradores da QI 28 e da Associação Preserve QI 26, Grupo de Caminhadas de Brasília, Caesb, Detran, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – que realizaram vários mutirões – tornando umas das principais atrações do parque, além da vista para o lago.

Copaíbas
O Parque das Copaíbas possui uma área de 73 hectares e está inserido em uma Zona Urbana de Consolidação. Localizado entre a QI 26 e a QI 28, no Lago Sul, pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá e abriga pelo menos oito nascentes, além do córrego Manoel Francisco, também conhecido como córrego das Antas, contributivo do Lago Paranoá.

O evento teve a participação do músico Léo Terra que animou e deu um toque de descontração ao tocar, em sua rebeca, músicas do cancioneiro popular.

*Com informações do Brasília Ambiental