18/12/2019 às 11:17, atualizado em 19/12/2019 às 15:23

Chefs visitam restaurantes comunitários antes de ceia especial de Natal

Unidade do Itapoã recebeu um dos chefs do Taypá, casa que ficará responsável pela refeição durante programa Nosso Natal no próximo sábado (21)

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Dezenas de profissionais de 14 restaurantes comunitários do DF estarão envolvidos no projeto | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

No próximo sábado (21), os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal vão oferecer uma ceia especial aos frequentadores. O programa Nosso Natal vai levar chefs renomados para essas unidades e servir um menu padronizado com o toque especial de cada um dos profissionais da gastronomia. A fim de conhecer a estrutura e trocar experiências com funcionários dos refeitórios, os cozinheiros convidados têm visitado as unidades nos últimos dias.

A Agência Brasília acompanhou a ida do chef Juan Carlos Artica, do restaurante Taypá (Lago Sul), à unidade do Itapoã na terça-feira (17). Artica conheceu a cozinha, os profissionais que vão atuar com ele e o salão onde será servida a refeição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A ceia especial terá pernil à moda do chef ou frango assado; farofa natalina; salada com repolho roxo, tomate e manga; manjar de coco com calda de ameixa e suco de abacaxi com hortelã. Para a unidade do Itapoã estão reservados 390 quilos de proteína (frango e pernil), 250 quilos de arroz, 35 litros de suco e 150 quilos de farofa. Tudo para que as cerca de 2,5 mil pessoas esperadas possam ter uma ceia especial no sábado (21).

Para que todo esse trabalho e sabor cheguem às mesas do salão, as equipes vão começar a trabalhar na quinta-feira (19). O Taypá vai antecipar o preparo dos temperos peruanos a fim de dar um toque especial ao pernil e ao frango. “Estamos tratando de usar os temperos peruanos sem alterar muito o tempero brasiliense. Teremos a pimenta (ají) amarela e a panca, que vão ajudar a dar o sabor”, avisa o chef.

Chef Juan Carlos Artica, do Taypá, é um dos parceiros do projeto | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Para Artica, que vai atuar ao lado do chef Marco Espinoza, a troca de experiências será única. “Será de muita emoção. Já fizemos eventos grandes, mas não com esse perfil. É outro tipo de escala e estamos tratando de fazer o melhor”, garante.

Artica e Marco Espinoza vão levar ao dia especial todo o conhecimento acumulado à frente do Taypá e compartilhá-lo com os cerca de 30 profissionais do Restaurante Comunitário do Itapoã. “A responsabilidade é completamente diferente de cozinhar para 100, 200 pessoas. Tudo muda, desde o tempo até a temperatura. Vamos trabalhar para que a gente execute do primeiro ao último prato com o máximo de padrão possível. Vai ser um dia especial, um presente para nós”, enfatiza.

Além das refeições, servidas entre as 11h e as  14h, o Nosso Natal contará com atividades na área externa dos restaurantes das 9h às 15h. Para a unidade do Itapoã estão previstos pintura de rosto, brinquedos infláveis, entrega de brindes pelo Papai Noel e ações de saúde, com aferição de pressão arterial.

“Esse projeto do Natal vem abraçando a gente de uma forma crescente. Começou com uma coisa pequena e foi tomando essa proporção. Os chefs estão trocando experiências com os restaurantes. Fora que vamos levar para a população essa acessibilidade com diferencial de Natal, um tempero diferente e a personalidade de cada chef”, observa a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Luciana Carvalho Dias.

Mara Alcamim, do Universal, garante tempero de alegria durante os festejos natalinos | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

A troca de experiências citada por Juan Carlos Artica e Luciana Carvalho também motiva o cozinheiro do restaurante comunitário do Itapoã, Jorge Salustriano. “Vai dar tudo certo. Estamos com uma expectativa grande para recebê-los no sábado e fazer uma grande festa”, vislumbra.

“Vai ser algo novo. Ano passado tivemos um cardápio especial, mas agora teremos a presença dos chefs”, acrescenta a nutricionista da unidade do Itapoã, Mikaeli Alves.

Nosso Natal

Além dos dois citados acima, as cozinhas das 14 unidades dos restaurantes comunitários vão receber chefs como Mara Alcamim, Francisco Ansiliero, Vinícius Rossignoli, André Borato, Letícia Miranda, Renata Carvalho, André Castro, Lino Fructuoso, Luiz Brito e Edilane Oliveira. O governador Ibaneis Rocha também fará parte da ação e estará na cozinha do restaurante comunitário de Samambaia, promovendo uma integração com os funcionários e frequentadores do local.

A escolha dos nomes e a troca de contatos partiu da equipe da primeira-dama, Mayara Noronha, idealizadora do projeto. A aceitação do serviço voluntário para a festividade de fim de ano foi imediata.

O Nosso Natal contará também com decoração especial, música ao vivo, apresentações culturais e outras atividades. A ideia é promover conforto e oferecer boa comida e amor ao próximo. O evento, programado para transcorrer entre 9h e 15h, terá refeições vendidas a R$ 1.

O projeto foi idealizado por Mayara Noronha em parceria com a vice primeira-dama do DF, Ana Paula Hoff. A coordenação está a cargo da Secretaria de Governo, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social. As administrações regionais sem restaurantes comunitários vão atuar como parceiras, além de secretarias e entidades locais.

Uniformes personalizados

Todos os chefs vão receber avental e chapéu personalizados. De cor verde e com a inscrição Nosso Natal, os uniformes foram produzidos por alunos da Fábrica Social, centro de capacitação do governo que tem o objetivo de inserir profissionais no mercado de trabalho.

Leia também:
Nosso Natal levará ceia especial a restaurantes comunitários