19/12/19 15:19
Atualizado em 19/12/19 às 19:25

Centro interativo terá foco em tecnologia, inovação e arte

GDF atuou como intermediário no acordo sobre o Espaço Sesi Senai do Futuro, que será construído no prédio do Touring pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O Distrito Federal vai ganhar um moderno centro interativo destinado aos setores de ciência e tecnologia, cultura e arte. Intitulado Espaço Sesi Senai do Futuro, o prédio será construído pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no prédio do Touring Club, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto. Para esse empreendimento, o GDF atuou como intermediário no acordo de ocupação do terreno.

A idealização do espaço foi detalhada nesta quinta-feira (19), durante reunião no Palácio do Buriti entre o governador Ibaneis Rocha, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, parte do secretariado de governo e diretores da CNI.

“A valorização da área vai ser muito grande a partir dessa integração com os equipamentos culturais”, destacou o governador. “Faremos no próximo ano a parceria público-privada da Rodoviária do Plano Piloto e aquela área vai mudar totalmente.”

Os detalhes do empreendimento foram explicados durante reunião no Palácio do Buriti | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Novo espaço

Robson Andrade falou sobre as expectativas da confederação com o museu e outros projetos na cidade, enquanto o chefe do Executivo ressaltou a intenção de ampliar os laços com a CNI.

Entidade máxima do sistema sindical patronal da indústria, a CNI adquiriu o tradicional edifício do Touring, que, com projeto original assinado por Oscar Niemeyer, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No local será construído o espaço de ciência, inovação e arte, com mentoria do Exploratorium, referência mundial de centros interativos, instalado em São Francisco, nos Estados Unidos. O projeto arquitetônico ficará pronto em abril, e a conclusão das obras, com investimento superior a R$ 100 milhões, está prevista para 2022.

 Incentivo à juventude

Segundo Robson Andrade, o projeto tem como objetivo “desenvolver nas crianças e jovens a vontade e desejo de inovar e conhecer mais sobre ciência e tecnologia, além de desenvolver outras atividades e maneiras de trabalho e pensar.”

“A escolha de Brasília levou em consideração sua vocação cultural, relevância histórica e concepção inovadora, além de sua importância como capital do Brasil”, afirmou o presidente da CI. Além da construção do museu, os arredores do Touring serão revitalizados.

Além do governador Ibaneis Rocha e do presidente da CNI,  participaram da reunião os secretários de Comunicação, Weligton Moraes; da Casa Civil, Valdetário Monteiro; de Economia, André Clemente; de Mobilidade, Valter Casimiro; o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa; a diretora de Comunicação da CNI, Ana Maria Curado; o diretor de Operações da CNI, Paulo Mol, e o superintendente administrativo da CNI, Maurício Carvalho.

“Nosso governo está aberto para a CNI e para todo o Sistema S”, lembrou Ibaneis Rocha. “Deixo isso bem claro. Essa parceria se efetiva por meio de vários órgãos do governo que estão à disposição. Precisamos transformar esta cidade.”

Galeria de Fotos

Centro interativo terá foco em tecnologia, inovação e arte