19/12/2019 às 11:13

Origamis para proteger animais ameaçados de extinção

Livro ensina como fazer dobrados de 11 animais, como onça-pintada, lobo-guará e tamanduá-bandeira. Versão em PDF pode ser baixada no site do instituto

Por Agência Brasília *

Na manhã desta quinta-feira (19), o Brasília Ambiental lançou o livro Cerrado dobrado. A contém instruções de como fazer origamis (dobraduras) de 11 animais ameaçados de extinção:  borboleta-ribeirinha, bugio, cachorro-vinagre, lobo-guará, morceguinho-do-cerrado, onça-pintada, pato-mergulhão, pirá-brasília, perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada, tamanduá-bandeira e galito.

A publicação, que estará disponível nas versões impressa e PDF (baixe-a aqui), é destinada a um público de todas as idades.

Dobradura é a tradução da palavra japonesa origami, que significa, literalmente, “dobrar papel”. Quando o papel foi inventado na China, no início do século 2, as dobraduras começaram a existir sempre tendo como inspiração a natureza, em especial a fauna. 

“O livro foi pensado para divertir e ao mesmo tempo ensinar educação ambiental”, explica o chefe da Unidade de Educação Ambiental do Brasília Ambiental, Marcus Paredes. 

Durante o lançamento, os servidores do Brasília Ambiental receberam um brinde corporativo contendo o livro Cerrado dobrado, calendário de 2020 e um bloco de notas.

* Com informações do Brasília Ambiental