21/12/2019 às 16:45, atualizado em 21/12/2019 às 17:17

Fartura e pratos especiais no Natal de Brazlândia

Alegria e fila constante, mas com espera tranquila, marcou almoço de Natal a só R$ 1

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

95 anos e muita disposição: candango Vicente Varela entrou na fila antes das 11h |  Foto: Renato Araujo / Agência Brasília

Nada de gritos da cozinha nem pressão durante a entrega de pratos em tempo recorde. No Restaurante Comunitário de Brazlândia foi a chamada “cozinha colaborativa” que deu o tom do preparo do Nosso Natal, ação promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com ceia natalina a R$ 1.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Por aqui não tem estresse, mas muito espírito de parceria e colaboração de equipe. Os funcionários se ajudam o tempo todo”, elogiou Ivo Sousa, chef do restaurante Brasiliense A Mano – com passagem por Fasano (SP) e Gero – e responsável pelo preparado de mais de 350 quilos de pernil ao molho roti servidos aos moradores da cidade.

O secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Dilson Resende, esteve por lá e acompanhou a finalização dos preparos. “Adoro cozinhar e tenho até um fogão industrial em casa.”

[Numeralha titulo_grande=”Foram servidas 3.164 refeições” texto=”363 kg de pernil, 290 de arroz, 95 de feijão, 115 de salada, 158 de farofa, 70 litros de suco” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma hora antes de abrir o restaurante, o argentino Ruben Dario, de 65 anos, já estava por lá. Desempregado, com dois filhos e cuidando da mulher doente, ele saiu de casa cedo movido pela solidariedade: levar marmitas a três vizinhos que mal têm o que comer. “É maravilhoso poder comer bem por tão pouco. É uma ajuda precisa do governo”, elogiou.

Quem também não fez corpo mole, mesmo do alto dos seus 95 anos, foi o armador de ferragens e motorista aposentado Vicente Varela. Antes das 11h ele já estava na fila para garantir o almoço dele e do filho. Viúvo e independente, seu Vicente não sabe cozinhar e mora sozinho na cidade onde chegou, em 1957, para trabalhar na construção do Palácio do Alvorada.