21/12/19 16:27
Atualizado em 21/12/19 às 16:27

Investimento em ferramentas para acessar estudos

Em 2020, objetivo é focar em informações nas áreas econômica, social e de gestão pública

Jean Lima: o objetivo da PDAD é subsidiar e orientar o planejamento governamental. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Com um ou dois cliques, o brasiliense pode acessar estatísticas sobre o DF no telefone celular, graças ao #InfoDF (infodf.codeplan.df.gov.br), portal lançado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em setembro de 2019. A ferramenta faz parte de iniciativas implementadas pela empresa para facilitar o acesso aos estudos e pesquisas pela população.

Uma das missões ao assumir a presidência da Codeplan era levar a um maior número de pessoas os estudos e pesquisas que a empresa produzJean Lima, presidente da Codeplan

“Uma das missões ao assumir a presidência da Codeplan era levar a um maior número de pessoas os estudos e pesquisas que a empresa produz. O #InfoDF reflete esse trabalho, um portal acessível pelo celular, que apresenta de maneira simples e objetiva todos os dados estatísticos da nossa região”, explica o presidente da Codeplan, Jean Lima.

Organizado por painéis temáticos, no #InfoDF o usuário pode acessar dados sobre população, educação, cultura, saúde, trabalho e segurança, além de aspectos econômicos e urbanos, divididos por regiões administrativas. Há dados sobre a região metropolitana, mercado de trabalho e informações geográficas. A ferramenta possibilita ainda o download das informações.

No ano que vem, o portal vai ganhar novas seções, como a do Mapa do Emprego e outra que será dedicada à população feminina.

Inovação ao levar informações a gestores e parlamentares

Principal fonte de dados demográficos e socioeconômicos do DF, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) teve nova edição em 2019. Além da pesquisa completa divulgada em março, a empresa foi às regiões administrativas para divulgar os dados locais.

“Ir às RAs e mostrar as pesquisas sobre os territórios foi importante para a aproximação entre a Codeplan e os gestores locais. Muitos não conheciam os estudos que desenvolvemos, e pesquisas são a base para a elaboração de políticas públicas eficientes”, afirma Lima. Ele acrescenta que durante o ano a empresa promoveu oficinas sobre o #InfoDF e extração de microdados da PDAD, para servidores e administrações regionais.

Logo nos primeiros meses, foi apresentado também aos 24 representantes da Câmara Legislativa do Distrito Federal um portfólio de pesquisas. O material mostrava como a empresa pode auxiliar a Casa com estudos que darão subsídios técnicos aos projetos legislativos, bem como esclarecendo como destinar emendas a esses trabalhos.

Foi apresentado aos 24 deputados distritais um portfólio de pesquisas. O material mostra como a Codeplan pode auxiliar a Casa com estudos

A ação rendeu frutos e, pela primeira vez, a Companhia receberá emendas parlamentares para a elaboração de pesquisas. Uma delas vai financiar um levantamento sobre a trajetória dos adolescentes do socioeducativo, permitindo a elaboração de políticas de prevenção.

Outra vai custear uma pesquisa sobre a possibilidade de implementação do IPTU Verde. E outra financiará estudo para analisar possibilidades de empregabilidade de pessoas com deficiência. Todas as pesquisas têm previsão de execução e divulgação dos dados para 2020.

Vem aí uma nova Codeplan

O presidente Jean Lima enviou à CLDF proposta de lei para transformar a empresa pública em autarquia, criando o Instituto de Pesquisas e Estatísticas do Distrito Federal (IPEDF). Com a mudança, o órgão deve se tornar mais sustentável, obtendo recursos de fontes públicas e privadas para o desenvolvimento de pesquisas e produtos.

“O desafio é deixar de ser tão dependente de recursos públicos. Para superá-lo, temos de promover essa mudança na natureza jurídica da Codeplan. Será uma nova fase, o IPEDF trará sustentabilidade financeira e entregaremos com mais agilidade os dados e levantamentos que o GDF nos demanda”, afirma o presidente.

*Com informações da Codeplan