21/12/2019 às 16:04, atualizado em 21/12/2019 às 17:57

Nosso Natal transforma rotina de São Sebastião

Cerca de 3 mil pessoas provaram do tempero especial dos chefs de cozinha

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Força-tarefa: 27 pessoas para cozinhar 470 quilos de pernil, 220 de arroz, 100 de frango, 80 de feijão, 130 de salada, 50 quilos de farofa e 12 de maionese | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

No restaurante comunitário de São Sebastião, o  sábado teve clima de festa. Música ao vivo, espaço para literatura, Papai Noel, corte de cabelo,  brinquedos, capoeira, algodão doce, pipoca, cama-elástica e um almoço de respeito. Trata-se de projeto Nosso Natal, que serve carinho e comida especial nos 14 restaurantes comunitários do DF, por iniciativa da primeira-dama, Mayara Noronha, com a vice-primeira-dama, Ana Paula Hoff.

Foram 27 pessoas trabalhando para cozinhar 470 quilos de pernil, 220 de arroz, 100 de frango, 80 de feijão, 130 de salada, 50 de farofa e 12 de maionese. Tudo isso especialmente misturado com o amor pela pela gastronomia dos renomados chefs de cozinha Lui Venonese e Lino Fructuoso.

“É muito bom fazer esse evento e atender a comunidade. Eu moro em São Sebastião e sou parte daqui. A gente sempre cozinha para um público menor. Eu vejo que esse trabalho é uma forma de devolver todas as alegrias que a minha vida profissional me trouxe. Ver as pessoas gostando da comida e a cara de felicidade delas não tem preço”, comemora Lui, que é finalista de um renomado programa de culinária. 

“Isso aqui virou uma linda confraternização. Veio gente de todos os locais. Trouxeram o pai, os filhos, irmãos. É muito bom reunir e alegrar as pessoas com a profissão que amo exercer”, conta Lino, chef e professor de gastronomia. 

José de Oliveira, conhecido como Dezinho do forró, 68 anos, mora em Sebastião há dois anos. Ele  almoça no restaurante comunitário com frequência, mas hoje fez questão de destacar que sentiu um “toque diferente no tempero”. 

“Não é desfazendo dos sabores dos outros dias, mas hoje a gente percebe que tem algo diferente. E olha que eu sou bom na cozinha. Eu filmei todo o evento, fiz amizade com todos, gostei muito”, conta. 

O Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, também participou da ação e levou centenas de brinquedos arrecadados em doações para as crianças. 

“O governador, desde o início, nos disse para trazer o governo para perto da comunidade e é isso que estamos fazendo. A gente quer fazer um Natal melhor para essas crianças”, afirma o secretário.